SEF detém alegado terrorista espanhol no aeroporto do Porto

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) confirmou a detenção de um alegado terrorista espanhol no aeroporto Francisco Sá Carneiro, na Maia. Um outro homem que o acompanhava foi também interceptado.

Ao que a Rádio Renascença conseguiu apurar, o homem teria ligações a um grupo terrorista Resistência Galega. É por causa dessas ligações que a justiça espanhola emitiu um mandado europeu de detenção em seu nome, que o SEF executou esta manhã. O outro cidadão não era procurado pelas autoridades espanholas, mas também foi detido para investigação.

O alegado membro do grupo Resistência Galega, tem um pedido de extradição em seu nome e terá por isso que ser ouvido no Tribunal da Relação do Porto. No caso do segundo detido não parece existir um mandado de detenção que justifique o seu pedido de extradição.

Os dois foram detectados quando tentavam embarcar num voo para Caracas, sendo que o suspeito de terrorismo foi identificado com passaporte venezuelano falsificado.

O Resistência Galega é um movimento armado que luta, pelo menos desde 2005, pela independência da Galiza e suspeita-se que possa ter alguns pontos de refúgio no Norte de Portugal.

Fonte: rr.sapo.pt