Sara Abrantes Guerreiro foi exonerada “a seu pedido” um mês depois de tomar posse. Para o seu lugar entra Isabel Maria Duarte de Almeida Rodrigues.
A informação é adiantada pela Presidência da República. Sara Abrantes Guerreiro deixa o Governo um mês depois de assumir o cargo e vai ser substituída por Isabel Maria Duarte de Almeida Rodrigues. Marcelo Rebelo de Sousa fez saber que a saída prende-se com razões pessoais e não devido ao caso dos refugiados ucranianos em Setúbal.
“O Presidente da República aceitou a proposta do Primeiro-Ministro de exoneração, a seu pedido, de Sara Abrantes Guerreiro, como Secretária de Estado da Igualdade e Migrações, e a nomeação, para o mesmo cargo, de Isabel Maria Duarte de Almeida Rodrigues”, lê-se em nota publicada no website da Presidência da República.
“A posse terá lugar, em cerimónia restrita no Palácio de Belém, esta segunda-feira, dia 2 de maio, pelas 19h30m”, lê-se ainda.
Aos jornalistas, a partir de Belém, Marcelo Rebelo de Sousa adiantou que a sua saída “é por uma razão pessoal, não é nenhuma razão política”. “Uma razão pessoal de força maior surgiu e obrigou a senhora Secretária de Estado a pedir a demissão e a ser substituída imediatamente”, explicou, negando ter algum tipo de ligação ao caso dos refugiados ucranianos acolhidos em Setúbal por russos alegadamente pró-Putin.
Fonte do executivo adiantou à agência Lusa que esta substituição no Governo “ocorre a pedido da própria” Sara Abrantes Guerreiro “e por motivo de doença”.
O motivo para a substituição imediata, justificou Costa ao Presidente da República, deve-se à especial importância que o cargo assume “mais do que nunca devido à vinda dos refugiados da Ucrânia”, disse Marcelo.
Isabel Rodrigues, que tem 57 anos, é deputada do PS eleita pelo círculo eleitoral dos Açores e está na Assembleia da República desde 2019.
No XXIII Governo Constitucional, o terceiro liderado por António Costa, a secretária de Estado da Igualdade e das Migrações é tutelada pela ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes.
Nas últimas eleições legislativas, em 30 de janeiro, Isabel Rodrigues candidatou-se em terceiro lugar na lista do PS pelo círculo eleitoral dos Açores e teve assim entrada direta como deputada na Assembleia da República.
Isabel Rodrigues desempenhava as funções de coordenadora da bancada socialista na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias e fazia também parte da Comissão de Transparência e Estatuto dos Deputados.
Licenciada em Direito, advogada de profissão, Isabel Rodrigues desempenhou já as funções de presidente do Comissariado dos Açores para a Infância, foi secretária regional Adjunta da Presidência para os Assuntos Parlamentares e deputada na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.