Um grupo de cientistas da Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriu uma hormona que ajuda a combater o aumento de peso provocado pela má alimentação e por dietas ricas em gorduras. Trata-se da ‘MOTS-c’ – nome com que foi batizada – e promete os mesmos benefícios do exercício físico tanto para a saúde como para o corpo, escreve o Daily Mail.
Esta nova hormona atua nos tecidos musculares e suprime os efeitos da obesidade e da resistência à insulina (provocada, em parte, pelo envelhecimento), como comprovaram os investigadores depois de terem injetado a MOTS-c em ratos de laboratório já submetidos a uma dieta rica em gorduras.
Embora os testes tenham sido feitos em ratos, os cientistas garantem que os mecanismos moleculares que proporcionam o efeito desta hormona estão também presentes nos humanos, o que poderá significar um avanço na luta contra a obesidade e doenças relacionadas, como é o caso da Diabetes tipo 2.
“Esta descoberta lança uma nova ‘luz’ sobre as mitocôndrias, posicionando-as como reguladoras do metabolismo ativo”, disse Changhan Lee, autor do estudo.
Segundo o Daily Mail, os ensaios clínicos com esta nova hormona em humanos podem começar já dentro de três anos.
Fonte: noticias ao minuto