Ançã celebra a 12 de Dezembro, os 649 anos da elevação a Vila. É por isso um dia de Festa. O dia maior da Freguesia.
Em 12 de Dezembro de 1371, em Tentúgal, assinou D. Fernando um documento que elevou Ançã à categoria de vila, deu-lhe autonomia, concedeu-lhe privilégios, enumerou-lhe as regalias e marcou-lhe a extensão dos seus territórios. Comemora-se, agora, os 649 anos da elevação de Ançã à categoria de Vila. Momento notável da milenar história desta “nossa querida terra e que a marcou até à nossa geração”, como define o Presidente da Junta de Freguesia, Cláudio Miguel Vaz Cardoso.
Para Cláudio Cardoso, Sábado será dia de festa. “Não festa como a conhecemos, pois não temos a oportunidade de a celebrarmos juntos na comunidade. Mas é um dia que não podia deixar de ser evocado. O COVID mudou a nossa vida, mas em breve estaremos todos juntos a celebrar a vida e o futuro”.
O autarca deixa, ainda, a certeza de que “este ano a Gala “ANÇÃ de HONRA”, não se realizará como habitualmente, mas todos aqueles que se distinguiram durante o presente ano não serão esquecidos em momento próprio”.
Mostrando-se “agradecido ao Município, por saber reconhecer nesta Freguesia a importância que tem para todo o Concelho e Região”, fez questão de pedir “a todos os Ançanenses que continuem a ser um exemplo de excelência para a Freguesia e que continuem a projetar e a engrandecer o nome desta Vila Milenar, nunca esquecendo as nossas origens”.
Como forma de celebrar esta data tão importante para a Freguesia, será enviada uma mensagem institucional através das redes socias, para além da participação na eucaristia do dia.