“S. Tomé e Príncipe”, por Susana Gonçalves e Fátima Lopes na Biblioteca de Cantanhede

20.4.2023 –

Foto-Reportagemsobre aviagem a S. Tomé e Príncipe e ao Ilhéu das Rolas, que integrou-se num Workshop de Fotografia Documental, dinamizado pelo MEF (Movimento de Expressão Fotográfica) em fevereiro de 2023.

SUSANA GONÇALVES:
“Breve apresentação fotográfica onde procurarei mostrar como São Tomé e Príncipe me marcou. Este país de duas ilhas veio comigo na memória, na alma e no coração.
Susana Gonçalvez concilia a atividade académica com a expressão artística, através da fotografia, desenho e pintura. Tem participado em exposições e projetos individuais e coletivos, tanto em Portugal como no estrangeiro.”
FÁTIMA LOPES:
“Não foi uma digressão turística de divertimento, ainda que muitos momentos divertidos tenham acontecido. A maior parte de cada dia, foi vivida entre as comunidades locais de muitas das Roças visitadas.
Um mergulho na natureza e na vida das pessoas.
Conhecida como a ilha do “leve-leve”, em São Tomé e no Príncipe, a vida é para levar sem pressas, sem complicações, a não ser quando o motorista da carrinha nos chama e faz despachar, dizendo: “Agiliza! Agiliza!” Para nos fazer seguir para a próxima etapa. Caso contrário ficávamos… só mais uma foto… mais uma conversa… difícil de deixar para trás.
Abundância é a palavra que me define nesta viagem. Abundância de emoções em tudo o que nos rodeia e acontece.
Saudade / sodade é o sentimento que fica e perdura.
Fátima Lopes gosta de viajar e de fotografar. Usa a fotografia para contar estórias do quotidiano. E quando a viagem nos leva mais longe… no território e no pensamento… tudo se expande.”