Segundo avança o Jornal de Notícias, Afonso Dias entregou-se esta quarta-feira no Estabelecimento Prisional de Guimarães para cumprir a pena pelo rapto de Rui Pedro, desaparecido em 1998. Afonso Dias foi considerado culpado pelo rapto de Rui Pedro, que desapareceu em 1998, tendo sempre negado o seu envolvimento no caso. A 15 de janeiro, o Tribunal indeferiu o seu último recurso, obrigando o homem ao cumprimento de uma pena de três anos de cadeia.
De acordo com o Jornal de Notícias, Afonso Dias entregou-se esta quarta-feira no Estabelecimento Prisional de Guimarães, por volta do meio-dia.
Recorde-se que Rui Pedro desapareceu a 4 de março de 1998. No tribunal de primeira instância, Afonso Dias foi absolvido por não ter sido provado o crime, mas a família do menor recorreu para a Relação do Porto, que culminou numa pena de três anos de cadeia.
O acusado recorreu mas o Supremo Tribunal de Justiça confirmou a pena de prisão efetiva. O processo seguiu para o Constitucional mas nem chegou a ser apreciado. Em janeiro deste ano, a Conferência de Juízes do Tribunal Constitucional indeferiu o último recurso.