Rotary Club de Montemor-o-Velho homenageia a “Costureira”

No dia 28 de Outubro e no seguimento da iniciativa “Homenagem ao Profissional”, que se realiza sempre durante o mês de outubro, o Rotary Club de Montemor-o-Velho, este ano, prestou homenagem à profissão de “Costureira”.

No jantar de companheirismo que decorreu no Hotel Abade João, em Montemor-o-Velho, Carma Girão Ferreira Coelho, de Pereira, foi a escolhida pelo clube de serviços montemorense para representar a profissão.

“Em nome do Presidente da Câmara, agradeço o convite e saúdo a iniciativa do Rotary Club de Montemor-o-Velho que faz uma homenagem justa a uma profissão que, muitas vezes,era também um complemento da economia familiar”, referiu o vereador Jorge Camarneiro, na atividade que contou também com a presença do vereador e companheiro rotário Abel Girão.

No momento, Jorge Camarneiro revelou: “Sou neto e filho de costureiras e, por isso, sou testemunha desta realidade e lembro-me das vezes em que me deitei e levantei tarde e elas ainda estavam a costurar”.

De igual modo, o presidente do clube montemorense, Isaías Craveiro, referiu: “Somos um clube de serviços que conta com profissionais em várias áreas e, a par das diversas atividades desenvolvidas, é para nós um orgulho podermos este ano, e à semelhança de anos anteriores, continuar a homenagear e a alertar para atividades profissionais importantes para a sociedade e/ou que podem deixar de existir”.

A iniciativa, integrada na ação do Rotary Internacional dedicada ao reconhecimento dos “Serviços Profissionais, juntou dezenas de companheiros do clube montemorense e do clube padrinho – Rotary Club da Figueira da Foz.

Depois da breve apresentação histórico-cultural sobre o aparecimento e importância das costureiras e alfaiates, a homenageada foi recordando: “Fartei-me de trabalhar, fui uma grande costureira e fiz de tudo até poder”.

O espírito vivaz de Carma Girão Ferreira Coelho foi contagiante e a homenageada – que costumava “ir trabalhar e levar a máquina de costura à cabeça” – brindou a assistência com duas cantigas.

Sob o lema do ano rotário “Faça o Rotary Brilhar”, o conselho diretor do ano rotário 2014-2015 (Isaías Craveiro – presidente, Rui Costa – vice-presidente, Augusto Silva – secretário, António Batata – tesoureiro e Jorge Lourenço – diretor de protocolo) vai continuar a desenvolver a sua atividade e no dia 18 de novembro recebe o Governador Rotário numa visita ao concelho.

Recorde-se que Carma Girão Ferreira Coelho nasceu no dia 13 de Janeiro, em Pereira, frequentou a escola até à 2ª classe e, por via das dificuldades económicas da família numerosa, foi aprender a costurar e a bordar para a Figueira da Foz. Aos 12 anos começou a trabalhar na plantação e cultivo do arroz e a partir dos 18 dedicou-se a tempo inteiro à costura, tendo abandonado definitivamente a profissão aos 78 anos.