Com a subida gradual da temperatura prevista a partir de hoje, aumenta o risco de incêndios, segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC). Para hoje estão previstas subidas nas regiões sul e interior centro e norte. Já amanhã, será a vez do Minho e do Douro Litoral sentirem o aumento.
Com a alta da temperatura e a elevada humidade relativa do ar (na casa dos 20 a 30 por cento), a ANPC tomou a decisão de alertar para o “índice de risco de incêndio com níveis muito elevados nas regiões do interior e Algarve”.
Assim sendo, a ANPC lembra que são proibidas queimadas ou outras fogueiras ou lançar balões com mecha acesa ou qualquer tipo de foguetes, bem como fumar em espaços florestais, e diz que determinou o incremento do nível de prontidão do Sistema Integrado de Operações de Socorro.
Até 15 de Agosto a área ardida (incêndios florestais) deste ano foi substancialmente menor se comparada com igual período do ano passado, cerca de um quinto, segundo o Instituto de Conservação da Natureza.