14.4.2023 –
Decorreu ontem o Conselho Municipal da Educação onde foi analisada, discutida e votada a nova Carta Educativa do Município. A Juventude Socialista esteve representada pelo seu Presidente Manuel Conceição, que votou favoravelmente à proposta, que já vinha a ser uma luta de há vários anos da JS.
A nova Carta Educativa espelha um Concelho envelhecido e ultrapassado, com números superiores à região centro e ao nosso país em todos os índices que dizem respeito aos Jovens. Um concelho que, apesar dos sound bytes do Executivo, tem perdido empresas, como explicita a carta educativa, uma perda de praticamente 5%, nos últimos anos.
No que diz respeito à Educação, existem dois dados absolutamente preocupantes, um deles tem que ver com a desistência dos alunos relativamente à oferta profissional [Curso IV], que se cifra nos 18%, uma das mais altas de sempre dos últimos anos, facilmente explicável pela falta de oferta de cursos no nosso Concelho. No que diz respeito às habilitações de nível superior (23,30%), Mira também apresenta valores insatisfatórios, quando comparada com o Continente (26,04%) e com a região Centro (23,48%), constatando-se, por isso, uma clara desqualificação escolar no conjunto dos trabalhadores neste território.
O Presidente da JS reage, desta forma, aos números apresentados: ”Esta era uma luta nossa e que finalmente vencemos. Contudo, devo alertar que os números que constam nesta carta educativa são preocupantes e exigem que seja traçado um plano de ação. Não há um único indicador da Juventude em que estejamos na média da região centro ou do Continente. Iremos nos próximos dias relatar esta situação ao Conselho Municipal da Juventude para que sejam tomadas medidas urgentes e drásticas””.
Manuel Oliveira Conceição
Presidente – Juventude Socialista de Mira