Obra ascende a 45.316 euros
O Município de Cantanhede já formalizou a consignação da empreitada relativa à requalificação urbana da envolvente ao Pavilhão de São Caetano, cujo auto foi assinado pela presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, numa reunião realizada para o efeito com um responsável da empresa adjudicatária, na qual esteve também presente a presidente da Junta de S. Caetano, Eduarda Pedro.
Representando um investimento de 45.316 euros, a obra destina-se a promover a valorização urbanística de uma zona do lugar de Rilhozes que possui expressão pública, beneficiando do facto de estar situada na confluência do recinto desportivo coberto com outros equipamentos coletivos, designadamente o campo de futebol e um parque infantil. O que se pretende é reforçar a atratividade do lugar, promovendo a integração desses equipamentos através do ordenamento do espaço, melhorando substancialmente a sua imagem formal e as condições de utilização e dotando-o de condições de conforto, segurança e acessibilidade para utentes de todas as gerações.
Nesse sentido, o projeto contempla a acentuação dos perfis transversais dos arruamentos e das áreas confinantes, a redefinição das zonas pedonais e de fruição, bem como a instalação de alguns equipamentos e mobiliário urbano, de acordo com as exigências estéticas e funcionais pretendidas. Haverá ainda intervenção ao nível da iluminação pública e dos dispositivos para deposição de resíduos sólidos urbanos.
Tedo em conta que toda a área de intervenção está classificada como urbana, as ações relativas aos arranjos exteriores abrangem a reconfiguração e requalificação de um arruamento interno que serve o pavilhão, bem como a criação de estacionamentos público e de espaços de lazer.
Como o traçado viário já estando definido à partida, o projeto contém apenas ajustamentos pontuais por forma a enquadrar mais corretamente as zonas de transição e as intersecções entre aos áreas destinadas a diferentes usos..
Por outro lado, relativamente à drenagem de águas pluviais a instalar, está prevista a instalação de uma rede principal de coletores, complementada por elementos secundários de recolha de caudais e caixas de visita. De acordo com o levantamento efetuado e tento em conta as condicionantes planimétricas da área de intervenção, os efluentes serão lançados parcialmente para a rede existente e dissipados por infiltração através de vala drenante, sumidouros e caixas rotas, poço absorvente e bacia de infiltração