Um novo abalo sísmico de magnitude 6,0 foi sentido no centro da Itália às 21.18 horas locais (20.18 horas de Portugal continental), também sentido, à semelhança do primeiro, em Roma.
Este segundo sismo foi mais forte do que o ocorrido duas horas mais cedo na mesma região, que causou dois feridos.
Estes tremores de terra ocorreram apenas dois meses depois de um outro ter provocado cerca de 300 mortos na mesma região.
“De momento, há dois feridos em Visso. Várias destruições materiais também foram assinaladas”, segundo um comunicado da proteção civil italiana.
Um abalo de magnitude 5,4 foi registado a nove quilómetros de profundidade, na zona de Macerata, no centro do país, segundo o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia. O serviço de Geologia dos EUA anunciou, por seu lado, um sismo de magnitude 5,5 perto de Visso, na província de Macerata.
Esta zona está muito próxima da região de Amatrice, que foi devastada em 24 de agosto por um violento sismo, que provocou cerca de 300 mortos, e de Aquila, onde um potente abalo tinha causado mais de 300 mortos em 2009.
Nesta zona de montanha, “as localidades mais próximas do epicentro são Castel Sant’Angelo sul Nera, Visso, Ussita e Preci”, ainda segundo a proteção civil.
JN
Foto: DR