O primeiro supermercado de desperdício alimentar do Reino Unido abriu recentemente em Pudsey, perto de Leeds. A iniciativa partiu do projecto Real Junk Food que criou esta loja, onde os clientes podem comprar produtos não aproveitados por supermercados.
Os alimentos não estão etiquetados, pois aqui cada consumidor paga apenas consoante as suas possibilidades económicas, medida que já ajudou várias famílias com sérias dificuldades financeiras na zona.
No futuro há já planos para abrir vários supermercados deste género por todo o Reino Unido. No imediato as cidades de Sheffield e Bradford serão as próximas a receber este projecto da Real Junk Food. “Cada cidade terá agora uma central de armazenamento e irá gerir uma espécie de supermercado do povo”, diz Adam Smith, organizador desta iniciativa.
O projecto Real Junk Food distribui pão, fruta, vegetais e produtos lácteos e outros produtos que de outra forma acabariam no lixo, servindo de alimento para quem mais precisa, em especial as mais de 12 mil crianças por semana.
Green Savers
Foto: Adam Smith