16.11.2023 –
Realizou-se hoje, 16 de novembro, em Mortágua, a reunião do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, onde os representantes dos 19 municípios deste território discutiram assuntos cruciais para o desenvolvimento e a coesão da região.
A reunião começou com um momento de reflexão sobre a situação de instabilidade política que o país atravessa, que segundo Emílio Torrão, presidente da CIM Região de Coimbra, “irá conduzir a várias mudanças de políticas, projetos e estratégias. Este cenário vai exigir que os municípios demonstrem capacidade para se adaptarem a essas transformações”.
Ainda no âmbito da crise política, a CIM Região de Coimbra expressou a sua solidariedade ao presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas, envolvido na Operação Influencer.
No decorrer de reflexões sobre este e outros casos políticos semelhantes, a CIM da Região de Coimbra anunciou a intenção de sugerir à Associação Nacional de Municípios Portugueses e futuro governo uma proposta de revisão da Lei do Estatuto de Eleitos Locais, de forma a assegurar uma resposta mais eficiente e transparente aos desafios que surgem em contextos políticos complexos.