Reforçada a equipa de intervenção permanente dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede

Os Bombeiros Voluntários de Cantanhede viram reforçada a sua capacidade de resposta no âmbito da Proteção Civil com a entrada em atividade da Equipa de Intervenção Permanente (EIP).

Composta por cinco elementos – o 2.º Comandante Nuno Carvalho, o bombeiro de 2.ª Carlos Abreu e os bombeiros de 3.ª João Nogueira, Sérgio Carvalho e André Reis – a equipa assegura, a partir de hoje e em permanência, o serviço de socorro à população.

O início oficial da EIP dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede aconteceu ao início da manhã desta quinta feira, 2 de maio, com uma pequena cerimónia presidida por Helena Teodósio, presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, e onde também estiveram presentes o Comandante Carlos Luís Tavares, do Comando Distrital de Operações de Socorro de Coimbra, Adérito Machado, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, e José Oliveira, comandante dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede.

This slideshow requires JavaScript.

Helena Teodósio mostrou-se muito satisfeita pela entrada em funções da Equipa de Intervenção Permanente, uma reivindicação antiga do Município de Cantanhede, tendo feito questão de conhecer pessoalmente cada um dos cinco elementos que garantem a prontidão no socorro à população.

Fazendo votos de que “não tenham muito trabalho”, a autarca mostrou-se consciente de que “as situações vão surgir”, e quando isso acontecer, “o Município confia no desempenho desta Equipa e na experiência e conhecimentos dos seus elementos”.

Depois de referir os esforços do Município de Cantanhede para a criação da EIP em Cantanhede, que chegou a envolver neste propósito os municípios que constituem a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, o Comandante Carlos Luís Tavares deixou palavras de encorajamento aos cinco elementos que são agora o rosto da corporação na primeira intervenção.

Adérito Machado felicitou a equipa e lembrou os rigorosos critérios de seleção no concurso a que os seus elementos foram submetidos.

“Vocês não estão aqui por acaso”, salientou o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede pedindo o máximo empenho no desempenho das suas novas funções.

A Equipa de Intervenção Permanente dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede resulta do protocolo assinado a 19 de dezembro de 2018 entre a Câmara Municipal de Cantanhede, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede e a Autoridade nacional de Proteção Civil.