Reflorestação: Jovens de Differdange ajudam Mira a ficar mais verde

Seis jovens estudantes e dois educadores de Differdange, no Luxemburgo, partem no próximo dia 1 de novembro para Mira, Portugal, onde vão durante quatro dias ajudar a plantar árvores no âmbito do processo de reflorestação após os incêndios de 15 de outubro de 2017.

Um ano depois ainda há muito trabalho por fazer e a cidade de Differdange, solidária e atenta à tragédia, que destruiu 20 mil hectares do pulmão daquele concelho português, não ficou indiferente.

“O nosso objetivo é o de poder contribuir e ajudar de uma forma diferente a localidade de Mira e Praia de Mira, bem como a sua população a ultrapassar esta tragédia que afetou o concelho no ano passado”, disse, ao LUX24, Paulo Aguiar, vereador da comuna de Differdange e um dos impulsionadores da iniciativa.

Desde os trágicos incêndios do ano passado, a comunidade de Differdange realizou diversas iniciativas e conseguiu juntar cerca de 15 mil euros que serão agora usados na reflorestação do concelho de Mira. No total serão plantadas cerca de 4 mil árvores.

“Quisemos com esta iniciativa sensibilizar igualmente os jovens para a importância da reflorestação e do Meio Ambiente. Serão certamente umas férias escolares diferentes para estes seis jovens e os dois educadores que participam na recuperação da floresta”, sublinhou Paulo Aguiar.

O vereador e o burgomestre de Differdange, Roberto Traversini, que desde logo abraçou a ideia, também vão meter “mãos à obra”, juntando-se ao grupo de trabalho a partir de sexta-feira, dia 2 de novembro.

“Dar o exemplo é também educar. E nada melhor do que podermos ser o exemplo para estes e outros jovens através de ações que promovam os bons comportamentos ecológicos e ambientais”, enfatizou Paulo Aguiar.

Os custos das viagens e estadia dos jovens é assegurado pela Casa da Juventude de Differdange, em parceria com a autarquia de Mira.

 

Texto e Foto: LUX24, gentilmente enviado pelo leitor Domingues Patarra, a quem o Jornal Mira Online agradece a disponibilidade.