10.9.2024 –
Os mandados de detenção europeus dos cinco reclusos que se evadiram no sábado do estabelecimento prisional de Vale de Judeus, em Alcoentre, já foram emitidos, anunciou a ministra da Justiça.
A ministra da Justiça, Rita Júdice, informou esta terça-feira à noite, numa entrevista à RTP, que já foram emitidos os mandados de detenção europeus para os cinco reclusos que fugiram, no sábado, da prisão de Vale de Judeus, em Alcoentre. De acordo com a ministra, o processo de inserir os mandados de captura europeus no sistema é complexo e, por isso, é que só hoje ficou concluído.
Em termos internacionais, posso dar nota que os mandados de detenção europeus foram já emitidos. Já estão emitidos hoje. Foram já inseridos no sistema, o que é extraordinário, porque estamos a falar de algo que aconteceu no sábado”, afirmou Rita Júdice, entrevistada no Telejornal.
O mandado de detenção europeu é uma ordem judicial emitida por um país da União Europeia para que outro país da União detenha e entregue uma pessoa que esteja a ser procurada, seja para responder a um processo criminal ou para cumprir uma pena de prisão.
Recusando especular sobre o paradeiro dos cinco detidos, a governante referiu que “todas as hipóteses estão em cima da mesa” e a possibilidade de terem deixado Portugal “será uma delas”.
SIC Noticias