“Reciclar para o ambiente preservar” está de volta

12.05.2025 –

O Município de Vagos, à semelhança do que aconteceu nos dois últimos anos, e dando especial enfoque na sustentabilidade ambiental junto da Comunidade Educativa, irá dar continuidade à iniciativa “Reciclar para o Ambiente Preservar”.

Esta atividade tem como objetivo a sensibilização ambiental junto dos alunos do 1º Ciclo dos estabelecimentos de ensino vaguense, através da criação de momentos lúdicos e da oferta de mini-ecopontos aos alunos que, neste ano letivo, frequentam o primeiro ano.

A sessão de abertura do “Reciclar para o Ambiente Preservar” está agendada para a próxima quarta-feira, dia 14 de maio, nas instalações da Escola Básica da Gafanha da Boa Hora, às 10h00, prolongando-se durante toda esta semana em que se comemora o Dia Internacional da Reciclagem (17 de maio).

No cronograma desta atividade, ainda no dia 14 de maio, a iniciativa chegará à Escola Básica de Lombomeão, às 14h30 visitará a Escola Básica Dr. João Rocha-Pai, terminando às 16h00 na Escola Básica de Salgueiro.

No dia 15 de maio, às 9h30, a atividade começa na Escola Básica de Calvão, continuando às 11h30 na Escola Básica de Soza e concluindo o dia na Escola Básica de Ouca.

O último dia do “Reciclar para o Ambiente Preservar”, vai principiar às 9h30 na escola Básica da Vigia, prosseguindo às 11h30 na Escola Básica de Fonte de Angeão e concluindo-se às 14h30 na Escola Básica da Quintã.

Para a Vereadora do Ambiente da Câmara Municipal de Vagos, Susana Gravato “O principal objetivo desta atividade é consciencializar os alunos para a importância da reciclagem, promovendo práticas sustentáveis e a preservação do meio ambiente. A iniciativa será destinada a toda a comunidade do 1.º ciclo, sendo que os Ecopontos serão entregues aos alunos do 1º ano, cumprindo assim, a dinâmica que tivemos nos últimos dois anos, nos quais, estamos certos de que os mais novos acabaram por contagiar positivamente as suas famílias ajudando a criar, desta forma, um ciclo virtuoso do Ambiente no concelho de Vagos.”