Raul Almeida: “Queremos um Centro de Saúde requalificado que seja melhor para a população”

10.1.2023 –

Na passada semana, a Câmara Municipal de Mira deu a conhecer que, a breve trecho, deverão ter início profundas mudanças na estrutura do Centro de Saúde. O Jornal Mira Online foi conhecer mais detalhes sobre as obras e suas consequências no cotidiano dos utentes. Com a palavra, o Presidente da Câmara Municipal, Raul Almeida…

Aprovados todos os tópicos do projeto que mudará a face do Centro de Saúde de Mira“um espaço que existe há 35 anos e que nunca foi intervencionado”, resta aguardar-se pelo visto do Tribunal de Contas sobre o contrato da empreitada, para que seja dada luz verde para que os trabalhos tenham início.

O edil mirense adianta que “estamos em crer que em Abril ou Maio, as obras irão arrancar definitivamente, mas é preciso dizer-se que este não foi um processo fácil… tivemos de batalhar durante quase três anos para que tivéssemos o aval das entidades competentes!” Como se isso não bastasse, é preciso referir-se que foi “o Município de Mira quem pagou todo o projeto e  foi este facto que fez com que estivéssemos na pole position para sermos contemplados com o PRR”.

“A obra será realizada de forma faseada” diz Raul Almeida, que deixa claro que a intenção é a de causar o menor transtorno possível aos utentes que se desloquem ao local. Aliás, é mesmo esta uma das maiores preocupações que esteve presente na elaboração do projeto. “Uma maior comodidade para todos: utentes, médicos, enfermeiros e assistentes merecem, desde há muito, uma maior qualidade de tempo de espera e de condições de trabalho” assume. Mas, os benefícios não devem estar circunscritos à comodidade das pessoas. Uma “maior eficiência energética, com temperaturas adequadas a cada época do ano e evitar-se desperdícios desnecessários” também fazem parte do leque de motivos que fez a autarquia mobilizar-se para as tão esperadas obras.

Já no que se refere às demais extensões de saúde do Concelho, o autarca afirma que “tudo está a ser feito no sentido de, também elas serem objeto de reformulações que sejam necessárias, Cada situação está a ser analisada e será trabalhada consoante as suas necessidades individuais”.

 Mas, se em Abril de 2024, provavelmente Mira terá um novo Centro de Saúde, aguarda-se há alguns meses  a chegada muito aguardada de novos médicos para atender a população do Concelho. E esse é um assunto que não poderia deixar de ser colocado ao Presidente da Câmara. Foi, então, que Raul Almeida fez questão de colocar os  pontos  nos ii. “Temos de deixar claro, bem clarouma coisa, para que a população perceba as diferenças: a Câmara Municipal cuida do edifício, mas não é ela quem faz as contratações dos médicos!”.

 Segundo o autarca, “infelizmente, não é uma área em que podemos atuar, isso é com as autoridades da saúde. Sabemos que faltam 4 médicos, por conta das recentes reformas dos que atuavam no nosso Centro de Saúde. O que podemos fazer – e, já o fizemos em diversas ocasiões – foi solicitar à ARS do Centro, novos elementos para o Corpo Clínico, assim como solicitamos que fosse arranjada a máquina de RX… nós reivindicamos, fazemos chegar a quem de direito as angústias do Município e das populações, mas temos de aguardar que as vagas sejam, finalmente, preenchidas e que a situação da máquina também seja resolvida…”

 O autarca refere que “graças a uma boa entrajuda e, uma boa camaradagem entre Mira e a ARS, acabamos por conseguir que as obras sejam realizadas, tendo sido a Câmara a substituir-se ao Estado, adiantando valores como, alías, acontecerá também na Escola Secundária, como foi acertado com as autoridades da Educação” mas, finaliza o autarca, “nossas competências são estas e não podemos extrapolá-las, por mais vontade que tenhamos de adiantar todos os processos…”

Jornal Mira Online