Raspadinha bate Euromilhões. Portugueses gastaram mais de mil milhões em jogos sociais este ano

O Euromilhões deixou de ser o jogo preferido dos portugueses. “O consumo aumentou e isso nota-se no jogo”, diz a SCML.

Os portugueses gastaram mais de mil milhões de euros em jogos sociais, no primeiro semestre do ano. As receitas das apostas subiram 14,6%, face ao mesmo período do ano passado.

De acordo com dados da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), divulgados pelo “Diário de Notícias”, a raspadinha ultrapassou, pela primeira vez, o Euromilhões nas preferências dos apostadores e atingiu quase metade das vendas. Os apostadores que sonham ganhar milhões procuram agora a sorte na raspadinha.

A Lotaria Instantânea representou nos primeiros seis meses do ano quase metade (48,5%) das vendas de jogos sociais. Esta alteração é acompanhada da subida nas vendas dos jogos sociais.

Os resultados do primeiro semestre de 2015 mostram que foram vendidos jogos da SCML no valor de 1016,7 milhões de euros.

Na apresentação dos resultados, o também administrador executivo do Departamento de Jogos explicou o aumento “maior do que o esperado” das vendas com “uma intensidade maior da recuperação económica, que tem tido um crescendo. O primeiro trimestre foi bom e o segundo ainda foi melhor”.

“O consumo aumentou e isso nota–se no jogo”. Ou seja, “é um sinal de que a economia portuguesa está a melhorar e as pessoas estão a sentir isso”.

O sucesso da Lotaria Instantânea, que cresceu 58,7%, pode justificar-se também pelo “aumento da base de apostadores”, já que foram “alargados os jogos dentro da raspadinha”, havendo opções que vão desde um euro de aposta até 10 euros.

Além disso, este tipo de jogo “é muito eficiente a canalizar o jogo ilegal da rede física para o jogo legal”. E tem “um resultado imediato. Não tem de se esperar pelo sorteio e as pessoas gostam disso e até da componente de convívio que gera”, aponta o responsável do departamento de jogos, Fernando Afonso.