Anúncio surge depois de mais uma ronda de consultas do rei Felipe com todos os partidos com assento parlamentar em Espanha
O presidente do Governo espanhol em funções, Mariano Rajoy (PP, no poder desde 2011), anunciou esta terça-feira que aceitou o convite do Rei de Espanha para formar governo, contando com o anunciado voto de abstenção do PSOE.
Rajoy ganhou as eleições de 26 de junho, mas sem maioria absoluta e sem possibilidade de a conseguir apenas com os votos do partido de centro-direita Ciudadanos. O atual presidente em funções precisava da abstenção de pelo menos 11 deputados do PSOE numa segunda votação da sessão de investidura.
O PSOE – depois de mudar a sua liderança, afastando Pedro Sánchez – decidiu no passado fim de semana que se iria abster numa votação de investidura de Rajoy, viabilizando assim mais um governo da direita (PP).
Citado pelo jornal El País, o líder do Podemos, Pablo Iglésias, criticou a opção do PSOE pela abstenção, lamentando que os socialistas espanhóis tenham preferido dar o governo aos conservadores em vez de fazerem um governo à esquerda.
Pablo Iglesias diz ainda suspeitar que esta tripla aliança – PP, PSOE e Cidadanos – não será apenas para a investidura do governo. No que diz respeito ao Podemos, Pablo Iglesias promete trabalho muito determinado de oposição no parlamento.
O governo PP de Rajoy estava em funções desde as eleições legislativas de 20 de dezembro, que ditaram o mesmo cenário das eleições de 26 de junho deste ano.
Fonte: TSF com Lusa
Foto: © Chema Moya/Reuters