27.12.2024 –
A Câmara de Mira lançou o Projeto Radar Social, uma iniciativa que tem como objetivo identificar pessoas, famílias e grupos em situação de vulnerabilidade social, risco de pobreza ou exclusão social.
O projeto, desenvolvido em articulação com as entidades da Rede Social do concelho, visa também georreferenciar recursos e soluções disponíveis a nível local e regional, promovendo a participação e a sustentabilidade das comunidades.
Destinado a todas as pessoas em situação de fragilidade social, o Radar Social de Mira tem como principais objetivos a referenciação em contexto de vida de quem enfrenta vulnerabilidades sociais, a realização de uma avaliação social preliminar e prospetiva das situações sociofamiliares, registando os dados num sistema integrado de georreferenciação, o encaminhamento e orientação das pessoas para os serviços de atendimento ou parceiros da Rede Social, assegurando respostas adequadas, e a ativação da rede local de recursos, promovendo intervenções sociais sempre que necessário.
A sinalização de situações pode ser feita presencialmente ou através das fichas de sinalização disponíveis no site do Município. Esta sinalização é aberta a Juntas de Freguesia, forças de segurança, estabelecimentos de saúde, instituições, vizinhos, familiares ou ao próprio cidadão.
As fichas podem ser enviadas por e-mail para [email protected] ou preenchidas nos Serviços Online do Município em servicosonline.cm-mira.pt (Direitos e Cidadania – Radar Social).
O Radar Social de Mira encontra-se nos Serviços de Ação Social da Câmara Municipal, no edifício Mira Center, e resulta de uma candidatura à medida RE-C03-I01 – Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais, no âmbito do PRR.
Para mais informações, os contactos disponíveis são o e-mail [email protected] e os números de telefone: 231 480 550 (chamada para rede fixa nacional) ou 962 250 550 (chamada para rede móvel nacional).
Este projeto representa um compromisso do Município em promover a inclusão e combater a exclusão social, reforçando o apoio às comunidades locais.