22.11.2022 –
Foi apresentado, na tarde desta terça-feira, o Projeto de Reflorestação da área fustigada pelo incêndio de outubro de 2017 no Concelho de Mira. Raul Almeida, Bruno Alcaide e a Diretora do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Fátima Reis, deram conta do trabalho de intervenção que já foi iniciado no terreno.
O investimento total deste projeto é de 2,3 milhões de euros, sendo comparticipado com fundos comunitários num total de 1,8 milhões de euros. O diferencial “será suportado pelo Município de Mira”, conforme indicou Raul Almeida. No que se refere à área ardida em 2017, esta foi de cerca de 6.800 ha, porém, o projeto aprovado ficou-se pela intervenção de 1.500 ha, onde serão plantadas um total de 1.625.000 árvores.
O projeto, no terreno, teve início em Outubro de 2022, visto ser “de Outubro a Janeiro, a janela de oportunidade temporal para essas intervenções”, embora na realidade, tenha nascido em Dezembro de 2020, que o desenho dos projetos propostos a 6 Municípios da região – Mira incluído – foi elaborado. Neste sentido, passada a fase burocrática e estando neste momento no terreno, o trabalho prático, está previsto no planeamento que até finais de 2024 tudo estará encerrado, em todas as fases.
Se a Bruno Alcaide coube a missão de explicar a parte técnica do projeto, foi Fátima Reis quem deixou, na parte final da apresentação, a esperança de todos os envolvidos na tarefa de resgatar a mancha verde que existia antes de Outubro de 2017. “Em 2023 ou 2024 esperamos estar no terreno a ver o resultado desta reflorestação”, concluiu.
Jornal Mira Online