Quatro distritos do contintente sob aviso laranja devido a previsão de chuva forte

Distritos do Porto, Vila Real, Viana do Castelo e Braga com aviso laranja devido à previsão de chuva forte. Oito barras do continente estão fechadas por causa da previsão de agitação marítima.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou, este domingo, sob aviso laranja os distritos do Porto, Vila Real, Viana do Castelo e Braga devido à previsão de chuva forte e persistente.

Em declarações à agência Lusa a meteorologista Ângela Lourenço, do IPMA, explicou que os avisos — entre as 12h00 e as 18h00 — se devem à previsão de “precipitação forte e persistente”, em particular nas regiões norte e centro, “onde a situação será mais gravosa”.

A meteorologista adiantou ainda que “o território do continente está sob aviso de precipitação, aviso de rajada e aviso de agitação marítima”, que irá iniciar-se na segunda-feira, acrescentando que a agitação marítima se fará sentir essencialmente na segunda-feira, com ondas que poderão atingir os 5 e os 5,5 metros durante o final da manhã e o início da tarde.

Esta situação atingirá a costa ocidental a norte do Cabo Raso, nomeadamente os distritos de Lisboa, Leiria, Coimbra, Aveiro, Porto, Braga e Viana do Castelo.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê, para este domingo, nas regiões norte e centro céu muito nublado ou encoberto, com períodos de chuva, que será persistente e por vezes forte a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, em especial no litoral norte do Cabo Mondego a partir do início manhã.

O vento soprará moderado (15 a 30 km/h) do quadrante sul, soprando moderado a forte (30 a 40 km/h), com rajadas até 75 km/h, no litoral a norte do Cabo Mondego, e forte (40 a 50 km/h) com rajadas até 95 km/h, nas terras altas.

Para a região sul, o IPMA prevê céu muito nublado ou encoberto, com períodos de chuva, em geral fraca, em especial a partir da tarde. O vento soprará fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante sul, soprando moderado (25 a 35 km/h) no litoral oeste e forte (35 a 45 km/h) nas terras altas, em especial a partir da tarde.

As temperaturas máximas previstas são de 18 graus centígrados em Lisboa, 17 no Porto e 19 em Faro.

Oito barras fechadas e duas condicionadas devido à agitação marítima

Devido à previsão de agitação marítima forte, oito barras do continente estão fechadas este domingo a toda a navegação e outras duas estão condicionadas.

Segundo informação disponível na página da Marinha na Internet, às 6h00 de hoje, estavam encerradas a toda a navegação as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Douro, Figueira da Foz e São Martinho do Porto.

As barras de Viana do Castelo e Aveiro estão condicionadas a embarcações com comprimento inferior a 30 e 35 metros, respetivamente.

Fonte: Lusa