Mais de um terço das autarquias apresentou candidaturas aos apoios do Governo para substituição de veículos de serviços urbanos ambientais por veículos elétricos, anunciou o Ministério do Ambiente.
Segundo o comunicado hoje divulgado, para este programa do Fundo Ambiental está previsto um investimento de 20 milhões de euros para as 119 candidaturas apresentadas.
Estas candidaturas correspondem a 361 veículos elétricos, 245 para apoio a serviços ambientais, designadamente limpeza urbana e de jardins, e 116 são “varredouras/aspiradoras/lavadouras”.
Também está previsto a instalação de 150 postos de carregamento.
Segundo a mesma fonte, quanto ao montante de investimento, “a candidatura de maior expressão, 820 mil euros, é relativa à Câmara Municipal do Porto, seguindo-se o Município de Viseu, com 495 mil euros, e o Município de Ponte de Sor, [Portalegre] com 409 mil euros”.
Os municípios apresentaram a maior fatia de candidaturas – 83 -, seguindo-se as juntas de freguesia – 20 – e as empresas municipais, serviços municipalizados e associações de municípios — 16.
“No âmbito desta medida do Fundo Ambiental serão retirados do território nacional 339 veículos a combustão”, segundo o mesmo comunicado.
Fonte: Lusa
Foto: © iStock