Quando comecei a meter vídeos no youtube, nunca pensei começar a ter pessoas que viam e queriam ver mais vídeos meus

c

O que te motivou a fazer vídeos para o youtube?

Os meus seguidores. Quando comecei a meter vídeos no youtube, nunca pensei começar a ter pessoas que viam e queriam ver mais vídeos meus. Alguns desses ainda me seguem ao fim de 9 anos! É isso que ainda me motiva.

 Sempre tiveste esse gosto? Ou foi um gosto que nasceu ao longo do tempo?

Sempre adorei fazer vídeos, uma das minhas paixões é cinema e ainda por cima, trabalho na área. É simplesmente uma situação win-win.

 Porquê o nome “Sake”?

 Longa história. O meu nome do canal é “fhorsaken”. Há muitos anos atrás fui convidado a fazer parte de uma equipa de gaming e tive de escolher um nick. Nada mais nada menos que ” fhorSAKEn”.

 Quando decidiste tornar-te youtuber esperavas fazer tanto sucesso?

Eu não decidi, aconteceu. Hoje em dia é que as pessoas simplesmente dizem ” vou ser youtuber”. Aqui há uns anos eras um gajo que fazia vídeos para a net que “ninguém via”. Com o passar do tempo angariei fãs e seguidores e pronto, sou um youtuber.

b

Em que é que te inspiras ou sobre que temas incides para fazer os teus vídeos?

Depende. Atualmente, como tenho muito pouco tempo, faço apenas temas “quentes” que afetem a sociedade de alguma maneira. Normalmente gosto de fazer vídeos de opiniões pessoais ou de ideias pessoais e depois apenas exagero um pouco com o meu personagem online.

 Com quais youtubers te identificas mais?

Sinceramente não sei, mas como sou um youtuber sarcástico, que gosta de dar a verdade nua e crua na cara das pessoas, acho que me identifico com quem faça esse tipo de vídeos. Mas hoje em dia não sou um seguidor assíduo de nenhum youtuber em especial.
O que ambicionas para o futuro?

Muita coisa. Como youtuber gostava de ser ainda mais reconhecido, ter algum tipo de apoio de marcas para poder fazer vídeos mais à vontade, gostava de continuar a fazer web series, curtas, filmes, com outros youtubers. Mas hoje em dia é difícil porque ainda não há apoios.

 Qual foi o vídeo mais difícil de fazer?

Difícil é um pouco vagoSe for difícil em termos técnicos e de tempo que levei a editar e gravar, A fuga, claramente. Se for difícil a nível pessoal, diria que foi o vídeo do futebol. Mal fiz upload, comecei a levar com os fãs todos do futebol. Vacilei (risos).

 Em média, quanto tempo levas para ter um vídeo completamente pronto?

Normalmente é rápido. Um vídeo de opinião leva uns 10 minutos a gravar mais uns 20 de edição.

 Numa palavra, descreve a tua carreira no youtube.

Genial!

b

 

Por Cátia Sofia Barbosa, aluna de jornalismo da UC