QUANDO A CIÊNCIA GANHA VIDA…

 

Imagina uma bancada de experiências científicas sobre um palco. Pais e educadores na plateia. Alunos ávidos de demonstrar aquilo que aprenderam com duas professoras cheias de energia e vontade de ensinar os meandros da ciência…
Consegue imaginar?
Pois bem: foi isto o que aconteceu na noite de ontem na Casa do Povo de Mira!
Houve pessoas que ficaram em pé durante duas horas para verem o quão belo é presenciar um pouco do muito que se faz de bom na área científica, pelos lados de Mira…
Américo Páscoa – o presidente da APEEMIRA – e seus pares, bem podem se orgulhar de ter trazido personalidades importantes ligadas ao projeto “Ciência Viva” e todos os que contribuíram para que isto fosse possível.
A presença de representantes da Universidade de Aveiro, do Agrupamento de Escolas de Mira, de um dos fundadores deste Projeto, do vice-presidente da Câmara Municipal e do Presidente da CONFAP, são provas vivas de que chegar onde se chegou na noite de ontem, foi muito bom. Mas, isto tem muitas pernas para andar!
Foi ali, naquele palco, que este projeto deu-se a conhecer há dois anos atrás, quando não passava ainda de “boas intenções de pessoas muito bem intencionadas”. Foi ali que, volvidos apenas dois anos, este projeto se tornou realidade, mostrou sua força, e mereceu os muitos elogios que recebeu…
As experiências de miúdos dos terceiros, quintos e sétimos anos do Agrupamento Escolar de Mira, coadjuvados pelas professoras Andreia e Raquel, mostraram aos presentes uma gama enorme das infinitas potencialidades que uma bancada experimental como a usada pelo Agrupamento de Mira, podem proporcionar…
Como ali foi dito pelas professoras, todos trabalharam com o “guião científico” disponibilizado pelo Projeto Ciência Viva e pela Universidade de Aveiro – parceira desde a primeira hora, de tudo o que tem acontecido neste âmbito. Mas, foram mais além! Pela curiosidade natural da juventude, foram “convidados” pelos alunos a fazerem coisas novas … a dinamizarem experiências que não estavam no guião, a satisfazerem suas dúvidas e curiosidades científicas…
Isto é fazer algo positivo!
Isto é alargar horizontes, sair da ideia de que a escola é algo feito por diretores, professores, educadores, e de que o papel das crianças é só o de aprender!
Não.
Cada vez mais, eles (alunos) são parte integrante e interessada no desenvolvimento científico, tecnológico e/ou humano.
É para eles, e por eles que devem passar as novas ideias pedagógicas.
Eles são o futuro, que hoje está a ser construído…

032

037 030 040 089 094 109 062 049 068