24.6.2024 –
Durante o último fim de semana, a PSP de Coimbra deteve seis pessoas, com idades compreendidas entre os 20 e os 55 anos. Todas as detenções ocorreram na cidade de Coimbra.
Das detenções realizadas, três estão associadas a suspeita de tráfico de estupefacientes (duas foram efetuadas no sábado, dia 22 de junho, e uma no domingo, dia 23).
No dia 22, às 10h55, foi detido um homem, de 21 anos, na Travessa das Canivetas, no decorrer de um patrulhamento de rotina. Ao aperceber-se que iria ser abordado pela polícia, o suspeito arremessou para o chão uma embalagem de plástico suspeita de conter produto estupefaciente, de imediato recolhida pela polícia. Acabou por ser intercetado, detido e conduzido à esquadra, onde testes realizados ao produto apreendido permitiram verificar tratar-se de cocaína correspondente a 22 doses individuais.
Foi ainda apreendida a quantia de 50 euros, em numerário, por suspeita de ser proveniente de atividade ilícita.
Praticamente à mesma hora (11horas), no Largo do Romal, foi detido um homem, de 24 anos, por outra equipa que efetuava patrulha na zona. Quando abordou o indivíduo, a polícia notou um forte odor a haxixe. Foi sujeito a revista, tendo sido encontrado, dentro de uma bolsa que trazia a tiracolo, produto suspeito de ser estupefaciente. Testes de despistagem efetuados na esquadra deram positivo para haxixe (16 doses) e ecstasy (5 doses).
A terceira detenção por suspeita de tráfico teve lugar ontem, 23 de junho, às 14h45, na rua das Rãs. A PSP recebeu um alerta relativo a um grupo de jovens que estaria a traficar estupefacientes e dirigiu-se de imediato ao local.
Ao ver a polícia, um indivíduo, de 20 anos de idade, atirou algo suspeito para o solo e começou a correr, mas rapidamente foi intercetado. Foi detido e conduzido à esquadra, onde se realizaram testes de despistagem aos produtos apreendidos, que deram positivo para haxixe, em quantidade suficiente para 35 doses, e cocaína suficiente para sete doses.
As restantes detenções estão associadas aos crimes de difamação, calúnia e injúria, furto no interior de uma viatura e condução sem carta.
Pelo crime de difamação, calúnia e injúria contra um agente da autoridade, foi detida uma mulher de 35 anos. A detenção teve ligar na madrugada de ontem (dia 23), na avenida Sá da Bandeira. Pelas 03h00, a PSP foi chamada ao local devido a uma situação de agressão.
Durante a intervenção policial, a suspeita aproximou-se e, adotando um comportamento agressivo, tentou boicotar a ação da polícia. Alertada para a sua postura, a mulher exaltou-se ainda mais e proferiu várias injúrias e calúnias contra os elementos policiais presentes. Tentou ainda agredir um dos polícias quando foi algemada.
A detenção por furto no interior de uma viatura, estacionada na rua do Arco da Traição, foi registada, no dia 22, às 13h30, junto às escadas monumentais. Foi detido um homem de 55 anos de idade que foi visto a quebrar um dos vidros do automóvel e a retirar do interior uma mochila com vários objetos.
A PSP lembra que os cidadãos não devem deixar bens à vista no interior das viaturas. Na impossibilidade de os transportarem, devem acondicionar os objetos em local não visível antes de chegar ao local de estacionamento.
Por último, na madrugada (01h10m) de ontem, 23 de junho, na Travessa da Rua do Norte, foi detido um homem de 41 anos que conduzia um automóvel sem estar legalmente habilitado para o efeito. A detenção ocorreu durante uma operação de fiscalização de trânsito.
Atividade operacional da PSP de Coimbra entre 17 e 23 de junho
Na última semana (de 17 a 23 de junho), a PSP de Coimbra efetuou 17 detenções, das quais três por suspeita de tráfico de estupefacientes, três por furto em estabelecimento comercial e três por condução sem habilitação legal.
No mesmo período, foram autuados 167 automobilistas que violaram o código da estrada, no âmbito de ações de fiscalização (foram fiscalizadas 324 viaturas e controladas por radar 852 viaturas).
No que respeita a sinistralidade rodoviária, em igual período, a PSP de Coimbra registou 33 acidentes de viação, de que resultaram dois feridos graves e quatro feridos ligeiros.
Relativamente a apreensões, a PSP apreendeu 110 doses de produtos estupefacientes (50 doses de cocaína, 55 doses de haxixe e 5 de ecstasy).