PSD MIRA: “Assembleia de Freguesia da Praia de Mira impede Eleitos do PSD de terem acesso à informação”

02.05.2025 –

Comunicado do PSD Mira. Pode ler abaixo e na íntegra:

“Passados escassos dias de comemorarmos ABRIL, num tempo em que celebramos a democracia e a liberdade, assistimos a mais um episódio de falta de ética e transparência no executivo da Junta de Freguesia da Praia de Mira.

Estava marcada para hoje a Assembleia de Freguesia da Praia de Mira. Numa convocatória com 7 pontos, hoje pelas 15h, repetimos hoje pelas 15h, os eleitos do PSD tinham somente documentação dos pontos 2 e 3.

Após contacto com os serviços administrativos da Junta de Freguesia, foi-nos informado que o Sr. Presidente da Junta de Freguesia da Praia de Mira só iria entregar a documentação em falta no momento da Assembleia.

Foi contactado também o Sr. Presidente da Assembleia de Freguesia da Praia de Mira, João Toito, que se comprometeu a analisar a situação.

Foi enviado imediatamente um pedido (via email- conforme anexo), pelos eleitos do PSD, para adiamento da Assembleia para quarta-feira dia 30 (dentro do prazo legal imposto por lei para a realização da sessão de Abril), com a condição de enviarem a documentação em falta ainda hoje. Foi indicado como hora, as 21h para que pudesse decorrer a Assembleia Municipal de Mira marcada para as 17h.

Pelas 18h05m recebemos a comunicação do Presidente da Assembleia de Freguesia da Praia, a informar o indeferimento do nosso pedido.

Os eleitos do PSD da Assembleia de Freguesia da Praia de Mira lamentam esta atitude, uma clara infração à Lei e ao Regimento da Assembleia, uma ação que impede o bom funcionamento da Assembleia de Freguesia da Praia de Mira.

– Como querem que se vote e analise a ordem de trabalhos se não temos acesso aos documentos? Porque não adiaram a Assembleia?

– Como querem que a população saiba da Assembleia se nas redes sociais e no site (ainda em construção desde 2013) nada publicitam?

– Não querem que as atas sejam públicas, não querem transmitir as assembleias online. O que escondem?

– Não respondem aos requerimentos apresentados pelos eleitos do PSD. Recordemos o requerimento apresentado em Dezembro de 2024 para esclarecimento dos apoios às Associações e, até à presente data, decorridos mais de 100 dias, nada dizem.

A honestidade e o rigor não se apregoam, praticam-se! Trata-se de mais uma mancha na gestão socialista da Junta de Freguesia da Praia liderada por Francisco Reigota.

É lamentável que os eleitos sejam impedidos de ter uma participação ativa nesta Assembleia de Freguesia. Basta desta gestão discriminatória e nada democrata!

Os eleitos do PSD na Assembleia de Freguesia da Praia de Mira.”