02.10.2023 –
Pode ler, abaixo e na íntegra, o comunicado do PSD Mira.
“O Partido Socialista, comandado pelo seu líder da concelhia – Francisco Reigota, apresenta claras pretensões de criar confusão, gerando um ambiente hostil, na imposição do “dividir para reinar”. É evidente o discurso repetitivo de “a Praia de Mira merece mais e melhor”, de “merecemos respeito” ou de “atacam as pessoas da Praia”.
Pretendem instalar a ideia de que o PSD é contra a Praia de Mira, incentivando rivalidades, criando divisões. Uma mentira dita muitas vezes, pode parecer verdade…, mas apenas se as pessoas quiserem acreditar. As obras realizadas, os eventos organizados e o carinho demonstrado pelos habitantes de toda a Freguesia da Praia de Mira, mostram claramente o respeito e consideração que os Executivos PSD têm por estas populações.
A hostilidade provocada pelo líder do Partido Socialista sob o lema “faz o que eu digo, mas não faças o que faço”, é a forma teatral onde tenta fazer o papel do politicamente correto, atacando tudo o que o executivo municipal faz. Temos sérias dúvidas que os restantes elementos, militantes e simpatizantes do PS se revejam nas atitudes que se têm verificado… talvez por isso alguns elementos da bancada do Partido Socialista tenham abandonado esta bancada. De referir, que de um modo geral, todos os participantes se cumprimentam, exceto Francisco Reigota. Somos adversários políticos, não inimigos. Onde está a educação esmerada que recebeu? Onde está o respeito pelos valores da democracia?
A última Assembleia Municipal é a prova do ambiente perturbador que se tem instalado! Num momento, menos feliz, um elemento da bancada do PSD apresentou o seu testemunho pessoal acerca de alguns acontecimentos negativos que decorreram na Mostra Gastronómica. Apercebendo-se da injustiça ao ter generalizado aquelas atitudes, ali mesmo, pediu desculpas aos habitantes da Praia de Mira (ver vídeo no tempo 1h:56m:38s). Ficando, deste modo, este episódio sanado na própria Assembleia.
Por outro lado, a deputada do PSD, Lurdes Mesquita, que também participou na Mostra Gastronómica com uma tasquinha do Lagonense, apresentou um testemunho pessoal contrariando a experiência apresentada pelo colega de bancada. Referiu o bom ambiente entre tasquinhas, com o público em geral e o desejo de repetir a experiência.
Ora, o PS Mira, como é seu apanágio, pegou nas imagens do dito deputado do PSD, retirou-as do contexto e colocou-as nas redes sociais querendo passar a mensagem de que o PSD é contra a população da Praia de Mira, com o objetivo de dividir os mirenses, o que em nada contribui para o futuro de Mira. E assim, começa uma campanha de desinformação e deturpação dos factos! Em linha com a postura do líder da Secção do PS Mira.
O Partido Socialista ataca constantemente o executivo municipal de falta de respeito pelos eleitos e pelos Mirenses, mas será que que os Mirenses se revêm nos comportamentos deste mesmo partido?”
Veja-se por exemplo, um extrato da mensagem enviada pelo PS Mira à Exma. Sra. Ministra da Coesão Territorial, em 17 de abril de 2023:
“O Partido Socialista de Mira vem por este meio repudiar a vinda a Mira, da Sra. Ministra da Coesão Territorial, Professora Doutora Ana Abrunhosa, no próximo dia 25 de Abril, à inauguração do agora denominado “atrium Mira”, antigo Mercado de Mira” (Francisco Soares Reigota, Presidente da Comissão Política Concelhia do PS Mira).
Será que os Mirenses se revêm nas Palavras do líder do PS Mira, ao acusar a Vereadora Madalena Santos de “meia mulher”? Ou de acusar Raul Almeida de “ardiloso”? (registamos o significado deste termo: matreiro, patife, impostor, trapaceiro, mentiroso).
É assim que se debatem ideias e se tratam as pessoas em plena Assembleia Municipal?
É com atitudes assim que pretendem o melhor para Mira, ou para a Praia de Mira, ou qualquer outra povoação do nosso território?
Não nos identificamos com este modo de fazer política, o Executivo Municipal pugnará sempre pela promoção e dinamização do nosso território com todo o respeito pelas suas populações.
A Comissão Política Concelhia do PSD Mira”