PS de Cantanhede lança “Carta aberta à Câmara Municipal de Cantanhede”

O Jornal Mira Online recebeu e reproduz, na íntegra, a Carta Aberta do PS de Cantanhede endereçada à Câmara Municipal:

“Cantanhede, tal como o resto do país, encontra-se a lidar com uma crise sanitária, sem precedentes e com consequências imprevisíveis. É toda uma nova realidade com que, juntos, teremos de encontrar forma de a superar. Este é o desafio para o futuro.

Se o momento que atravessamos requer visão e coragem políticas para definir medidas de médio e longo prazo para relançar a economia local e para alicerçar uma recuperação sustentada, por agora, os esforços do concelho deverão estar concentrados na emergência sanitária e na definição de medidas de apoio imediato às famílias, às empresas e às instituições. Este é o grande desafio atual.

É nesta perspetiva que devem agir as estruturas locais que detêm os meios e os poderes de decisão.

Muitas das ações e atitudes poderão ser passíveis de ser criticadas, seja pelo seu pouco efeito prático (p.e. isenção de pagamento de parquímetros em época de proibição de circulação), seja pelo seu aproveitamento político facilmente constatado pela profusão de fotografias de ofertas e oferendas.

Contudo, o Partido Socialista (PS) de Cantanhede está neste momento focado neste repto, numa lógica de total cooperação e disponibilidade, com a perspetiva de contribuir para o enorme desafio que enfrentamos atualmente e, principalmente, no que iremos enfrentar no futuro.

É com este espírito de colaboração que sentimos a necessidade de levantar algumas questões sobre as quais não podemos deixar de expressar a nossa preocupação e, para fazer face às mesmas, apresentar algumas propostas.

PS de Cantanhede coloca as seguintes questões:

  1. São vários os municípios que estão a dar APOIOS AOS ALUNOS MAIS NECESSITADOS no acesso às novas tecnologias (computador e acesso à internet). Tratam-se de elementos indispensáveis para que as crianças e os jovens possam ter acesso ao ensino à distância, nos moldes em que o 3º período foi projetado. Sem acesso à escola e ao ensino à distância, aumentam as desigualdades. Inclusivamente foi difundido a nível nacional um inquérito para levantamento de necessidades relacionadas com este tema.
  2. a)Está previsto algum tipo de apoio, neste âmbito, para as famílias mais carenciadas do concelho de Cantanhede? Já está a ser implementado?
  • O PS propõe que seja implementado um plano de apoio e, caso o mesmo já esteja em curso, que o mesmo seja comunicado à população, bastando que conste que tipo de ajudas/equipamentos estão a ser disponibilizados e qual a quantidade.
  1. São vários os municípios que, autonomamente ou em articulação com as empresas municipais, têm dado apoio direto aos seus concidadãos, face aocustos relacionados com o CONSUMO DE ÁGUA E DE SANEAMENTO, seja ele pela isenção ou redução de pagamento.
  2. a)Está previsto algum tipo de apoio, neste âmbito, para as famílias do concelho de Cantanhede? Se sim, porque ainda não foi comunicado? Se sim, porque ainda não teve lugar?
  • O PS propõe que seja implementado um programa de apoio aos munícipes que inclua, de imediato, uma redução ou isenção dos custos relacionados com águas e saneamento.
  1. A quase totalidade dos eventos culturais em Portugal foi já cancelada. Cantanhede tem a EXPOFACIC, um evento que recebe uma média de 40000 pessoas por dia e que poderá ser um foco de contaminação e disseminação do vírus.
  2. a)Qual o motivo de, em articulação com a organização do evento, ainda não ter anunciado o cancelamento deste evento?
  • O PS propõe que seja imediatamente cancelada a edição deste ano da EXPOFACIC
  1. DISTRIBUIÇÃO DE MÁSCARAS pela população é uma prática de saúde pública que está a ser implementada como forma de prevenção e de evitar a propagação da pandemia.
  2. a)Está prevista a distribuição de máscaras pela população do concelho e a sensibilização para o seu uso? Se sim, quando terá lugar a sua distribuição?
  • O PS propõe a imediata distribuição de kits de EPIs a toda a população do concelho.
  1. Como a desinformação também é pandémica, muitas autarquias têm difundido dados relativos à realidade da disseminação da COVID19 no seu concelho para os seus munícipes.
  • O PS propõe que seja implementada uma estratégia de comunicação por parte do município por forma a regular alguma má informação que possa ser difundida por agentes menos bem-intencionados ou desconhecedores da realidade no seu todo.
  1. O turismo é um ponto estratégico para o desenvolvimento e economia do concelho. A praia da Tocha, Palheirão e praias fluviais são pontos de interesse que, dadas as condicionantes impostas pelo estado de calamidade, deverão ser tratadas com particular atenção.
  • O PS propõe que sejam tomadas medidas que possibilitem a manutenção das praias concelhias como um ponto de atração de turismo para o concelho seja pela contratação extraordinária de nadadores salvadores, seja pela melhoria dos acessos às mesmas.

O FUTURO DO TURISMO PREPARA-SE HOJE E NÃO NO VERÃO.

 

O PARTIDO SOCIALISTA

Cantanhede”