Foi com estas palavras que, na apresentação das candidaturas do Partido Socialista à União das Juntas de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, às restantes Juntas e Uniões de Freguesia, à Assembleia Municipal e à Câmara Municipal de Cantanhede, Cristina de Jesus, candidata do Partido Socialista à Câmara Municipal de Cantanhede, se dirigiu a uma sala com mais de 200 pessoas.
O apelo ao voto útil, foi uma constante na noite que juntou os socialistas na Adega de Cantanhede. “Quem está insatisfeito com o atual estado das coisas, vote PS” – disse Cristina de Jesus. “Mudar para uma verdadeira alternativa é votar no PS” afirmou ainda a candidata socialista, que apresentou algumas das principais medidas do seu programa eleitoral que é já público.
A candidata falou da implementação dos sistemas locais de saúde, de criar um conselho municipal de saúde, da introdução de um departamento de apoio ao agricultor, de estabelecer um plano municipal do desporto eficaz e adequado às exigências de hoje, de garantir a requalificação dos Agrupamentos de Escolas Lima de Faria, Marquês de Marialva e Gândara Mar. Propôs também resolver o problema da ETAR nas Cochadas – um situação que já levou à Assembleia da República, enquanto deputada, e que será resolvida pelo atual governo – implementar um orçamento participativo em Cantanhede e criar o Provedor do Munícipe de modo a agilizar a interatividade entre os serviços do município e dos munícipes.
Falou igualmente da criação do Gabinete de Apoio ao Jovem e da Casa das Artes – um equipamento essencial para a cultura de Cantanhede. Propôs ainda dinamizar o comércio local e promover um sistema de incentivos municipais e de apoio ao investimento no concelho do tecido empresarial, aproveitando o Plano de Recuperação e Resiliência e o Portugal 2030. Por fim, recordou o problema das ruínas do Hotel da Praia da Tocha – uma realidade “vergonhosa que urge uma solução” e destacou as lacunas existentes em diversos setores do município afirmando que há muito que este “não tem um planeamento definido”.
Paulo Miguel Viegas – candidato do PS à União de Freguesias Cantanhede Pocariça, falou de cumprir com obras prometidas há anos e disse que quando pensa no seu adversário (Nuno Caldeira do PSD) tem muitas dificuldades em perceber onde acaba a câmara e começa a junta de freguesia. Recorde-se que Nuno Caldeira é Técnico Superior dos quadros na Divisão de Cultura e Desporto da Câmara de Cantanhede. Referiu-se ainda à Cristina de Jesus dizendo que a “tua vitória é a minha vitória”.
Já Áurea Andrade – candidata socialista à Assembleia Municipal – falou de liderar uma equipa capaz e motivada num concelho que é difícil – um aspeto destacado por João Neves do PS Nacional que destacou ainda que raras são as candidaturas em que existem tantas mulheres a concorrer para a câmara, assim como para juntas de freguesias.
Recorde-se que em Cantanhede o PS a liderar as suas listas apresenta cinco mulheres – duas para a Câmara e Assembleia Municipal e três para juntas de freguesias (Febres, Murtede e Sanguinheira).