Gasolina e gasóleo ficam mais baratos. Descida será maior nas gasolinas.
O preço dos combustíveis vai descer a partir da próxima segunda-feira, pela primeira vez em quatro semanas, reflectindo as cotações médias dos combustíveis nos mercados internacionais.
As descidas vão sentir-se tanto nas bombas das principais gasolineiras como nos postos das denominadas “marcas brancas”, que normalmente têm preços mais baixos.
“A evolução das cotações em euros aponta para uma descida dos preços dos combustíveis – mais acentuada na gasolina que no gasóleo – até dois cêntimos por litro”, adiantou ao Económico fonte do sector.
Já nas bombas de “marca branca”, “a tendência é de uma descida de 1,5 cêntimos na gasolina e de um cêntimo no gasóleo”.
Os preços praticados pelas gasolineiras têm como base a cotação média da gasolina e do gasóleo na semana anterior, altura em que ambos os preços desceram, acompanhando assim a desvalorização do petróleo nos mercados internacionais, segundo dados da Bloomberg.
De salientar que esta é a primeira descida semanal dos preços dos combustíveis em quatro semanas. Só na última quinzena de Agosto, o gasóleo subiu em média 5 cêntimos por litro, enquanto a gasolina ficou quatro cêntimos mais cara.
O preço médio de referência do litro de gasolina em Portugal está actualmente nos 1,456 euros. Já o gasóleo vale 1,212 euros por litro, segundo dados da Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG).
Os últimos dados de Bruxelas mostram que, depois de impostos, o preço médio da gasolina 95 octanas praticado em Portugal é o 6º mais caro em toda a União Europeia. Já o gasóleo ocupa a 9ª posição entre os 28 países do espaço comunitário.
economico