De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê-se mau tempo para as próximas 48 horas.
Como consequência é esperada precipitação por vezes forte e persistente em especial no Norte e Centro, com risco de inundações urbanas e existe a possibilidade de ocorrência de trovoada e rajadas, em especial durante a noite e madrugada de dia 19 no litoral Norte e Centro.
O vento por vezes será forte, com rajadas até 85 km/h em especial no litoral Norte e Centro e terras altas. Também é esperada a descida da temperatura máxima na quarta-feira.
.
Podem ocorrer inundações em zonas urbanas, por isso é aconselhável garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas. É necessário garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas, para além de ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a galgamentos costeiros, evitando a circulação e permanência nestes locais.
Não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima e adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível acumulação de neve e formação de lençóis de água nas via, não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas, saõ outros conselhos da ANPC.