A ginástica abdominal hipopressiva foi criada na década de 70 e trata se de um método capaz de fortalecer toda a musculatura da cavidade abdominal a partir de um efeito de “sucção”.
Este método tem sido cada vez mais considerado em contexto de reabilitação, porque além de fortalecer os músculos abdominais e da coluna, permite ao corpo a estabilização e gestão de pressões intra-abdominais que contribuem na
prevenção e tratamento de disfunções. São exemplos, hérnias inguinais, disfunções ao nível do pavimento pélvico e alterações de postura e equilíbrio.
Como é realizada?
De forma geral, a ginástica abdominal hipopressiva é uma técnica com base no alongamento postural e no controlo respiratório. Define-se a postura a treinar e executam-se ciclos de inspiração e expiração. Após uma expiração máxima
pratica-se um curto momento de apneia. Durante este momento ocorre uma diminuição da pressão intra-abdominal que possibilita a contração e “sucção” de todo o conteúdo abdominal.
Este movimento melhora a funcionalidade do intestino, os desequilíbrios posturais e a força muscular abdominal. No caso específico da reabilitação pós parto, a intervenção hipopressiva contribui também para a redução da diástase
abdominal.
Como outros métodos de treino, o método hipopressivo melhora o tónus dos músculos posturais e assegura uma sensação de bem estar aos praticantes.
Quais os benefícios?
• Melhorar o tónus da musculatura abdominal e do pavimento pélvico;
• Prevenir disfunções do pavimento pélvico (p.ex. incontinência urinária de esforço e prolapsos);
• Prevenir o aparecimento de hérnias, sobretudo abdominais;
• Reduzir o perímetro da cintura através da melhoria do tónus muscular abdominal;
• Melhorar a postura e, consequentemente, reduzir as dores de coluna;
• Desenvolver as funções respiratórias;
• Melhorar a pré ativação muscular e normalização das pressões intra abdominais.
• Reduzir o stress e ansiedade, promovendo o bem estar geral.
Quem pode realizar estes exercícios?
A ginástica abdominal hipopressiva pode ser realizada por qualquer pessoa, em qualquer idade pois os exercícios são ajustáveis ao praticante. De qualquer forma, este é recomendado a pessoas que pretendam prevenir, ou que já
possuam disfunções do pavimento pélvico, diástase abdominal, ou que sofram de dores lombares.
De forma a assegurar a prática correta e respeitar as particularidades de cada praticante, aconselha-se o acompanhamento por parte de um profissional especializado.
A clínica PROREAB está a dinamizar uma sessão de esclarecimentos prática sobre este tema, onde poderá conhecer este método e os benefícios que lhe podem trazer.
Será no próximo dia 27 de Novembro e a inscrição é obrigatória. Inscrições: shorturl.at/pESX8
Para mais informações contacte-nos através dos contatos: 231 452 428 / 912860928
Texto escrito pela fisioterapeuta Cátia Ferreira
PROREAB
Rua Dr. António José de Almeida, no220, R/C, 3070-399, Mira
www.proreab.pt
www.facebook.com/proreab
https://www.instagram.com/proreab_fisioterapia/