Promoções, condecorações e momentos de muitas emoções!

29.11.2022

Nos quarenta anos dos Bombeiros de Mira, mais uma vez ficou evidente que ali existe uma verdadeira família, dentro da família de cada um.

A chuva até esperou que acabassem as merecidas condecorações de inúmeros bombeiros e bombeiras para, e seguida, cair em abundância… Não podia ter corrido melhor a comemoração do 40ª Aniversário da AHBV Mira, no passado domingo. Composto, também pela instalação de João Maduro como novo Comandante daquela Corporação, ato muitíssimo aplaudido, numa clara demonstração de todos que concordavam com a decisão da Diretoria liderada por Alda Leça, também aconteceram os discursos realizados por diversas personalidades.

Se Nelson Cadete classificou a AHBVM como “uma das mais acarinhadas insttituições do Concelho de MIra”, coube a Alda Leça confirmar que a Direção que comanda “procura dotar os Bombeiros de Mira das melhores condições possíveis” e a Raul Almeida constatar que esta instituição fala por si” e a confirmar que a sua Câmara Municipal “ajudará em tudo o que for necessário e solicitado pelo novo comandante” que acabara de ser empossado.

Muito aguardado por todos os que desejavam ouvir as suas palavras, João Maduro, sempre com a sua postura serena e direta de comunicar pediu a todos que olhassem “para os Bombeiros com confiança” ao mesmo tempo em que discursou para dentro, para os seus comandados, deixando-lhes palavras de acarinhamento ao mesmo tempo que garantia que todos podem contar, pela sua parte, “com a mesma entrega e dedicação” de quem colabora com aquela casa há duas décadas e, foi sempre ampliando conhecimentos que fazem, dele, um nome mais que competente, merecido e reconhecido para o encargo que agora assumiu de forma definitiva!

Mas, ainda estavam por chegar outros momentos devera emocionantes, onde uma bombeira e um bombeiro discursaram a contar verdadeiras histórias de vidas, ao dirigirem-se aos seus pais, também eles condecorados por extensos anos de dedicação à uma casa que a todos honra e a quem, ambos foram ajudando a edificar com suas dedicações e amor à causa de cada um que deles necessitou durante décadas.

As lágrimas, estas não escolheram os rostos que as deixavam rolar… fossem mulheres ou homens, adultos ou jovens. De tudo um pouco se viu, num momento que engrandeceu ainda mais o evento. Foi ali, no salão dos Bombeiros de Mira, que todos os presentes viram e sentiram o que uma Corporação como aquela é capaz de fazer aos seus.

Ali há mulheres e há homens. Hás esposas e há esposos. Há pais e há filhos. Há, sobretudo AMOR que cada um leva das suas casas para, todos os dias e noites do ano, partilharem com aqueles que muito necessitam das suas preciosas contribuições para que a vida possa continuar o mais segura e pacificamente possível.

Aqueles homens e mulheres, por vezes chegam aos locais, salvam vidas e nem um “muito obrigado” recebem de quem acabaram de acudir. Mas, nem por isso deixam de seguir em frente e partirem para uma próxima ocorrência. Eles sabem que a grande maioria das pessoas consideram-lhes verdadeiros familiares, como aqueles que choraram com eles num momento de emoção pessoal partilhado em forma de lágrimas com os que os ouviam e com eles se comoveram!

Jornal Mira Online

This slideshow requires JavaScript.