No âmbito da Incubadora de Empresas da Região de Aveiro (IERA), os Municípios da Região de Aveiro estão a dinamizar um projeto piloto na área da Inovação Social, em parceria com a Universidade de Aveiro, integrado na Plataforma para a Valorização do Empreendedorismo e Inovação (PAVEI).
Trata-se de uma plataforma, cujo trabalho assenta em quatro eixos de ação:
- Eixo 1 – Governação da plataforma para apoio e valorização do empreendedorismo e da inovação
- Eixo 2 – Promoção do desenvolvimento de uma cultura de empreendedorismo e inovação na Região de Aveiro;
- Eixo 3 – Incubação de novas empresas no quadro das prioridades estratégicas da Região de Aveiro;
- Eixo 4 – Comunicação e promoção de iniciativas de suporte ao empreendedorismo.
O projeto piloto de Inovação Social, aqui em destaque, enquadra-se na Promoção do desenvolvimento de uma cultura de empreendedorismo e inovação na Região de Aveiro (Eixo2), e desenvolve, desde setembro de 2014, um plano de trabalho que se estende a maio de 2015, integrando as seguintes ações:
O mapeamento das Oportunidades e Recursos de Inovação Social identificadas no território, iniciativa que contou com o apoio de interlocutores de cada município no sentido de ajudar a identificar agentes e projetos no âmbito da Inovação Social.
A divulgação do potencial de Inovação Social da Região de Aveiro, através de uma campanha de comunicação pública e um portefólio digital, que se apresenta como plataforma aberta a propostas e recetivo a posteriores contributos despertados na comunidade.
A identificação dos Alumni da UA, que se possam vir a relacionar com o projeto, nomeadamente associando-se a projetos existentes ou dando início a um projeto próprio.
A realização de Oficinas de Inovação Social, nas quais se promovem contextos de trabalho e partilha de conhecimento entre agentes e projetos identificados no mapeamento, em conjunto com os Alumni da UA, estando também abertas à comunidade.
Este projeto constitui assim um dos eixos de ação integrado numa estratégia integrada de Inovação Social para a Região de Aveiro, cujos desígnios correspondem às orientações europeias, nomeadamente ao disposto no Horizonte 2020, em matéria de Inovação Social.
Trata-se de desenvolver, neste território, a capacidade dos cidadãos e das organizações responderem às necessidades e desafios societais através de modelos colaborativos de criação de valor a partir dos recursos e do património dos territórios; a identificação de oportunidades para o desenvolvimento de projetos de Inovação e Empreendedorismo Social que respondam a desafios societais prioritários no território, a partir da mobilização de forma colaborativa dos recursos e competências dos cidadãos e das organizações; a promoção da valorização e sustentabilidade de ideias/projetos de Inovação e Empreendedorismo Social no terreno; e a disseminação de conhecimento e de práticas de Inovação e Empreendedorismo Social.
O Projeto Piloto de Inovação Social está inserido no projeto PAVEI – Plataforma para Apoio e Valorização do Empreendedorismo e da Inovação, cofinanciado pelo Programa MaisCentro – Programa Operacional da Região Centro, no âmbito da operacionalização da Incubadora de Empresas da Região de Aveiro (IERA).
A Incubadora de Empresas da Região de Aveiro (IERA) é um desafio estratégico assumido pelos Municípios da Região de Aveiro, pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), pela Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA) e pela Universidade de Aveiro (UA), com o objetivo de potenciar