PROJETO ‘BEM-ESTAR’ NO INSTITUTO PORTUGUÊS DE ONCOLOGIA (IPO) DE COIMBRA

No IPO de Coimbra as massagens ajudam a retirar a dor a doentes oncológicos. No Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra, um grupo de enfermeiros ajuda a retirar a dor de doentes oncológicos a partir de massagens, melhorando a sua qualidade de vida e reduzindo o uso de fármacos.

Na unidade de dor uma “ doente oncológica” ouve musica calma e relaxante enquanto recebe tratamento de massagem nas costas.

Apesar da música relaxante, uma panóplia de discos perto da aparelhagem pretende responder aos gostos de cada doente, ouvindo-se dentro daquela sala “desde pimba a Chopin”.

No início foi estranho mas depois esta doente mudou de opinião. Contudo, na terceira sessão, “tudo correu bem”. Para além da massagem, fez perguntas sobre a terapia e sobre como lidar com a dor. “Pensava que era como um spa, mas não é”, conta, sublinhando que, enquanto recebia a massagem, foi aprendendo como se haveria de deitar, de descer e subir escadas, andar e tomar banho. O projeto “Bem-estar”, criado em 2005, começou com três enfermeiros do serviço de cirurgia do IPO de Coimbra, que tiveram formação na área da massagem, tendo neste momento 10 enfermeiros na iniciativa, que se encarregam de garantir o serviço dois dias por semana, informou Dulce Helena, enfermeira-chefe do serviço de cirurgia do IPO.

imgres