Projeto “BeeFood” transforma áreas florestais em campos de alimentação para espécies polinizadoras

16.5.2024 –

No âmbito do projeto “BeeFood”, financiado pelo Fundo Ambiental e liderado pela CIM da Região de Coimbra, a Câmara de Mira levou a cabo uma ação de sementeira no Pinhal da Gândara, em Portomar. Esta atividade contou com a participação dos alunos da EB1 de Portomar, que mostraram grande empenho em contribuir para um futuro mais verde e sustentável.

O projeto “BeeFood” visa transformar áreas dominadas por espécies exóticas invasoras e pela regeneração natural de Eucalyptus spp. em campos de alimentação para abelhas e outras espécies polinizadoras. A iniciativa pretende criar habitats atrativos que beneficiem todas as espécies responsáveis pela polinização, contribuindo assim para o equilíbrio dos ecossistemas e a preservação da biodiversidade. Além disso, o projeto promove a transformação da paisagem,
visando a redução da perigosidade e do risco de incêndios rurais.

Com um investimento total de 63.242,34 €, dos quais 50.000 € são financiados pelo Fundo Ambiental, o projeto prevê a rearborização com espécies autóctones e a sementeira de plantas herbáceas perenes.

Mira, é um dos sete municípios da CIM-RC que até ao final do ano, irão transformar mais de 13,5 hectares de áreas florestais em campos de alimentação para abelhas. Este esforço conjunto visa aumentar a biodiversidade, melhorar a saúde dos ecossistemas locais e reduzir a predominância de espécies invasoras e os riscos de incêndios florestais.

A câmara Municipal de Mira “agradece à comunidade escolar, aos técnicos da CIM-RC e aos profissionais do município envolvidos neste projeto inovador. O entusiasmo e a colaboração de todos são essenciais para o sucesso desta iniciativa, que visa construir um ambiente mais sustentável e bio diverso”.