PROGRAMAÇÃO DO TEATRO AVEIRENSE PARA NOVEMBRO

Para o mês de Novembro, o Teatro Aveirense apresenta uma programação eclética, de  qualidade artística, que reúne em cartaz o que de melhor se faz em Aveiro com os grandes nomes nacionais e internacionais.

Em palco cruzamos a música do Aveirense Ricardo Fino com a diversidade dos Festivais de Outono e Orquestra Filarmonia das Beiras, os grandes nomes nacionais e internacionais de Maria de Medeiros e Patxi Andión, e ainda os Peking Acrobats, em digressão pelo país.

Assim, em Novembro, temos a honra de apresentar Ricardo Fino no seu primeiro álbum a solo “Tardio”, que nele procurou chegar a tempo daquilo que foi adiando por razões várias. Inspirado pela música tradicional portuguesa, pelo fado e pela música do mundo, foi compondo e reunindo temas agora editados a passar os 60 anos de idade.

A Orquestra Filarmonia das Beiras estará de regresso com os Festivais de Outono, que passam mais uma vez pelo palco numa estreita parceria com a Universidade de Aveiro, e no âmbito do qual apresentaremos o primeiro concerto do Ciclo Caixa Brahms e pela segunda vez a ópera burlesca “Orfeu nos Infernos”, de Jacques Offenbach.

Neste mês, a quinta edição do Misty Fest traz-nos Patxi Andión e Maria de Medeiros. Homem das palavras, de canções lastro literário, Patxi Andion é uma adição mais do que natural a um festival onde os autores têm um lugar especial e onde as palavras ressoam sempre com outra intensidade. Maria de Medeiros é uma mulher de muitos rostos, atriz de uma só voz, inconfundível, misto de inocência e sensualidade.

Ainda em Novembro apresentamos “The Peking Acrobats”, os Mestres da Acrobacia mais sofisticada do Mundo que estão pela primeira vez em Portugal e que prometem deixar o público Aveirense em êxtase.

Com danças de roda, ditos antigos e cantilenas de criança, vamos pela mão da PédeXumbo no “Baile das Histórias”, um Baile Mandado baseado no universo da pintora Paula Rego, numa co-criação e produção Casa das Histórias Paula Rego. O Baile inicia com a lengalenga “Que linda falua” e as pessoas escolhem ser Bicho ou Homem… Aqui não haverá pé-de-xumbos, só diversão!

O Serviço Educativo traz-nos o “Cantastórias – De Cor e Salteado” de Margarida Fonseca Santos e Francisco Cardoso, que coloca em palco o Maestro, a Tabuada e a Palavra que importantes como são, vão tentar mostrar quem é «o mais fundamental» na vida das pessoas.

O Cinema terá especial destaque na programação com a passagem por Aveiro da 15ª Festa do Cinema Francês, uma iniciativa da Embaixada de França, Institut Français du Portugal e rede das Alliances françaises de Portugal, que anuncia muitas novidades e surpresas.

Obrigatório será igualmente o cinema das quartas-feiras com uma seleção de filmes de reconhecida qualidade e que raramente são vistos nas grandes salas de cinema.

averirense