“Programa PARES”: Uma proposta do PS de Mira

O Partido Socialista de Mira descreve em Comunicado de Imprensa, proposta apresentada na Assembleia Municipal de ontem. Leia o texto, na íntegra:

“Ontem, 18 de Junho, realizou-se uma reunião de Assembleia Municipal e os elementos do Grupo Municipal do Partido Socialista tiveram várias intervenções, apresentando propostas efetivas para serem concretizadas e colocaram questões ao executivo Municipal de verdadeiro interesse para o Concelho de Mira. Vamos iniciar a partilha de alguns destes conteúdos.

PROPOSTA

-> Programa PARES 3.0 — Equipamentos Sociais – Uma oportunidade para o Concelho de Mira.

“ O Governo aprovou recentemente o Programa de Estabilização Económica e Social, que tem um horizonte temporal até ao fim de 2020 e dedica especial enfoque às questões de cariz social.

Um dos pontos desse programa é o lançamento do programa PARES 3.0 — Alargamento da rede de Equipamentos Sociais.

Com o lançamento deste programa, pretende-se apoiar, em 110 milhões de euros, obras de construção ou requalificação de equipamentos sociais, como Creche, Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, Centro de Dia, Lar Residencial ou Centro de Atividades Ocupacionais.

O Grupo Municipal do Partido Socialista de Mira propôs ao executivo que fosse disponibilizada às instituições de solidariedade social do concelho, todo o apoio técnico, logístico e até financeiro, para que Mira pudesse novamente aproveitar esta oportunidade, como já o fez no passado, como se pode constatar pelos equipamentos sociais existentes na freguesia do Seixo e dos Carapelhos, também apoiados por um Programa PARES desenvolvido por um governo liderado pelo Partido Socialista.

Somos um Município que ainda tem grandes necessidades relativamente ao apoio social, em especial no apoio aos mais idosos, mas não só. Lembramos por exemplo que a Freguesia da Praia de Mira, apesar da sua dimensão populacional, não tem equipamentos sociais dedicados a crianças e idosos, que assegurem as suas necessidades.

Pensamos que esta será uma oportunidade única para que de uma vez por todas projetos como o da Unidade Paroquial de Apoio Social da Praia de Mira (UPAS), ou o projeto na Lentisqueira, do Centro Paroquial de Solidariedade Social de Mira. Recordamos que supostamente estas situações já têm terrenos disponibilizados para as construções dos equipamentos e que a Lentisqueira até já foi vencedor de um orçamento participativo municipal (ainda não executado, nem o dinheiro entregue).

Desejamos que se possam tornar finalmente uma realidade, assim o município tenha vontade e seja diligente a providenciar o respetivo apoio.

Pode desde já o executivo municipal, contar com o apoio político do Partido Socialista de Mira, para que estas obras se tornem realidade.

Estas situações são prioritárias e as oportunidades não se podem desperdiçar”.

Grupo Municipal do Partido Socialista de Mira