Em Cantanhede, o ambiente natalício acentua-se com o desenvolvimento do programa de animação organizado pela Câmara Municipal, no âmbito de uma parceria com a Associação Empresarial de Cantanhede, e que inclui a participação de várias entidades. Os adereços alusivos à quadra criam o contexto, com destaque para a árvore de Natal de grandes proporções junto ao edifício dos Paços do Concelho e outros elementos de iluminação em outras zonas, sendo a Praça Marquês de Marialva o local de convergência para a movimentação que a cidade regista nesta altura.
Além do habitual carrossel que proporciona às crianças viagens gratuitas e que constitui um fator de atratividade para as famílias e um fator de dinamização do comércio, a novidade deste ano é uma tenda onde, até 23 de dezembro, das 15h00 às 19h30, decorre o Mercadinho de Natal com venda de produtos agrícolas e artesanato, entre outros artigos. Nesse espaço realizam-se também diversas atividades orientadas para crianças e outros públicos designadamente pinturas faciais, sessões de leitura de contos, projeções de filmes de Natal, bem como ateliês decorativos, de arranjos florais e de doces e bolachinhas de Natal, entre outros. Ainda na tenda, depois do Tiroliro – Grupo de Cavaquinhos da Aposénior, do Cata-Sonhos, e da Tuna dos Serviços Sociais do Município de Cantanhede, em 21 de dezembro a animação centra-se no acender da fogueira de Natal, às 19h00, momento que será assinalado com interpretação de cantares natalícios por grupos folclóricos. Ainda nesse dia, a partir das 20h00, a Academia CantanhedeGym apresenta no Pavilhão Multiusos de Febres o Sarau de Natal “The Greatest Showman”.
Na noite de 22, sábado, às 21h00, tem lugar na Igreja Paroquial de S. Caetano o Concerto de Natal organizado pelo Coral Caetanense, no qual participam ainda o Coro Infantojuvenil de S. Caetano e do Grupo Coral da Portela (Lisboa). Antes disso, entre as 15h00 e as 19h00, em Cantanhede, o Agrupamento 382 de Cantanhede do Corpo Nacional de Escutas dará forma a um Presépio Vivo na Praça Marquês de Marialva. Ainda no sábado, inicia-se a ronda de mais de 50 espetáculos a realizar na Praça Marquês de Marialva, Largo de S. João, Largo Pedro Teixeira, Avenida do Brasil, Largo do Romal, Largo Cândido dos Reis, Largo de S. Mateus e Largo de D. João Crisóstomo. Das 10h00 às 17h00, atuarão o Cantemus – Coro Juvenil do Município, Tuna dos Serviços Sociais, Phylarmonica Ançanense, Filarmónica de Covões, Ganda Tuna da Tocha, Gaiteiros Rainha Santa, ½ Tuna da Pocariça, Filarmónica Marialva de Cantanhede e Dar Música à Terapia (Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Cantanhede). No domingo, 23 de dezembro, será a vez de atuarem em vários locais de Cantanhede o Orfeão Vox Caeli de Cantanhede, o Coral Caetanense, a Banda Filarmónica da Pocariça, o Coro Infantojuvenil de S. Caetano e a Tuna “Os Malmequeres” das Franciscas.
Também no domingo, no auditório da Filarmónica de Covões, às 15h30, haverá um Concerto de Natal inserido nas Comemorações do 150.º aniversário da instituição e no Centro Cultural de Portunhos, às 17h00, atuarão o Grupo Vocal Ançãble e o Canticus Camerae.
Depois do Natal, a animação da quadra prossegue nos dias 28 e 29 de dezembro com a campanha Abra o seu Coração e Faça uma Criança Feliz, iniciativa da Associação Filarmónica Marialva de Cantanhede dirigida aos mais novos e que conta com o apoio do Município de Cantanhede. Caça ao tesouro, pinturas faciais, leitura de contos e projeção de filmes são algumas das ações a desenvolver no Museu da Pedra, enquanto para o Pavilhão Marialvas estão agendadas atividades com insufláveis, entre outras.
A 29 de dezembro, às 21h30 horas, no Salão dos Bombeiros Voluntários realiza-se o Concerto Natal Solidário da Filarmónica Marialva de Cantanhede, espetáculo que conta com a participação do Coral Caetanense e cuja receita reverte para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede.
No dia seguinte, às 16h00, decorrerá um espetáculo solidário, organizado pelo é o Orfeão Vox Caeli de Cantanhede que sobe ao palco do salão dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede para realizar um espetáculo solidário tendo em vista a recolha de fundos para a Bárbara, uma menina que sofre de paralisia cerebral.
Finalmente, em 31 de dezembro, pelas 20h00, na igreja Matriz de Ançã, depois da missa, a Phylarmonica Ançanense realiza um momento de agradecimento (Te Deum).
O programa detalhado da animação de Natal no concelho de Cantanhede pode ser consultado em https://www.cm-cantanhede.pt/mcsite/Content/?MID=3 e https://www.facebook.com/Cantanhede-Convida-1674464909495026/.
No dia seguinte, às 16h00, decorrerá um espetáculo solidário, organizado pelo Orfeão Vox Caeli de Cantanhede que sobe ao palco do salão dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede para realizar um espetáculo solidário tendo em vista a recolha de fundos para a Bárbara, uma menina que sofre de paralesia cerebral.
Finalmente, em 31 de dezembro, pelas 20h00, na greja Matriz de Ançã, depois da missa, a Phylarmonica Ançanense realiza um momento de agradecimento (Te Deum).
O programa detalhado da animação de Natal no concelho de Cantanhede pode ser consultado em https://www.cm-cantanhede.pt/mcsite/Content/?MID=3 e https://www.facebook.com/Cantanhede-Convida-1674464909495026/.