Proença-a-Nova é a nova Estação Náutica do Centro de Portugal: já são 14 na região

04.04.2025 –

Centro de Portugal reforça liderança no turismo náutico, com um terço das 42 estações certificadas em todo o país. Turismo Centro de Portugal participou ativamente no 4.º Encontro Nacional da Rede, em Odemira.

Estação Náutica de Proença-a-Nova foi oficialmente certificada no 4.º Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal, que decorreu em Odemira, nos dias 3 e 4 de abril. Com esta nova certificação, o Centro de Portugal passa a contar com 14 Estações Náuticas, consolidando a sua posição como a região com maior oferta estruturada no turismo náutico a nível nacional – um terço das 42 estações atualmente existentes.

No litoral da região, estão certificadas as Estações Náuticas de Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oeste, Ovar e Vagos. No interior, a oferta inclui as Estações Náuticas do Alto Côa/Sabugal, Castelo do Bode, Pedrógão Grande, Oleiros, Penamacor, São Pedro do Sul e a recém-certificada Proença-a-Nova.

As Estações Náuticas são uma rede nacional de oferta turística de qualidade certificada, que promove a valorização integrada dos recursos náuticos. Cada estação reúne, além das atividades náuticas, serviços complementares, como alojamento, restauração e animação turística, oferecendo experiências completas para os visitantes e comunidades locais.

A rede surgiu no âmbito do projeto Portugal Náutico, desenvolvido pela Associação Empresarial de Portugal e pelo Fórum Oceano, com o objetivo estratégico de estruturar e potenciar o turismo náutico como vetor de desenvolvimento sustentável do país.

Turismo Centro de Portugal com participação ativa no encontro

Turismo Centro de Portugal participou de forma ativa no encontro, representada por Sílvia Ribau, diretora do Núcleo de Estruturação, Planeamento e Promoção Turística, que interveio no painel “Estruturação e Promoção da Oferta Turística das Estações Náuticas” e dinamizou um workshop especialmente dirigido às empresas participantes.

“A certificação de mais uma Estação Náutica no Centro de Portugal, agora em Proença-a-Nova, representa um passo importante na valorização dos recursos náuticos, particularmente do interior, e reforça a coesão territorial da nossa região”, destacou Sílvia Ribau“As Estações Náuticas são, cada vez mais, plataformas de desenvolvimento regional e nacional, que integram diferentes agentes e promovem uma abordagem sustentável e qualificada à utilização dos nossos recursos hídricos”, acrescentou.

O 4.º Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal foi organizado pela Estação Náutica de Odemira, o Município de Odemira e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, em colaboração com o Turismo de Portugal.

Durante os dois dias de trabalhos, as empresas e entidades parceiras da rede tiveram a oportunidade de fortalecer relações, refletir sobre os desafios da governança e explorar oportunidades de financiamento no atual quadro europeu. O evento foi encerrado pela Secretária de Estado do Mar, Lídia Bulcão.