A primavera em Portugal Continental está a ser caracterizada por valores da temperatura do ar inferiores ao normal, sendo que as variações térmicas são uma constante.
Esta é a primavera mais chuvosa desde 1956. Exceção feita ao passado mês de maio, que contou apenas, a partir do dia 24, com episódios de precipitação em regiões do interior e em particular nas zonas de Pinhão e Moimenta da Beira, com ocorrência de aguaceiros e granizo, acompanhados de trovoada.
O valor médio da temperatura média do ar, 16.07ºC, foi próximo do normal (+0,34ºC), o valor médio da temperatura máxima do ar, 21.89ºC, foi superior ao normal, (+0.93ºC), sendo que o valor médio da temperatura mínima, 10.25ºc foi inferior ao normal em -0.25ºc, segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
As variações térmicas vieram para ficar. Há períodos mais quentes do que o normal, logo seguidos de períodos mais frios do que o normal. Depois de 2013 e 2016, este já é o pré-verão mais frio desde a passagem para o novo milénio. Os próximos dias vão continuar cinzentos e com perspetivas de abertas só a partir da próxima terça-feira.
TSF