A manhã de sexta-feira ficou marcada por um simulacro que fez parte de um teste ao plano de segurança interno da Escola Secundária Drª Maria Cândida.
O exercício foi baseado num incêndio no Bloco D, o qual obrigou à evacuação geral de todo o edifício escolar e a intervenção dos colaboradores para além dos responsáveis pela área de segurança, de forma a testar a articulação entre todos os órgãos de proteção civil.
Ao nível da intervenção com os soldados da paz, esta baseou-se em manobras de salvamento com três vítimas, sendo que as mesmas foram resgatadas com sucesso e receberam posterior avaliação dos meios de emergência pré-hospitalar.
Por fim, ffoi eita a extinção do incêndio tendo sido, ainda, testada toda a rede armada de incêndio presente em cada bloco da escola. Terminado o exercício, os alunos retomaram a atividade letiva normal enquanto os responsáveis da escola, em conjunto com os responsáveis presentes no simulacro efetuaram um importante briefing.
Os órgãos e entidades presentes no simulacro externos à escola, foram os seguintes: O Presidente da Câmara Municipal de Mira, os Bombeiros, a GNR (Posto territorial de Mira), a Proteção Civil Municipal, o Engenheiro projetista de segurança contra incêndio e órgãos de comunicação social.
O Jornal Mira Online questionou Raul Almeida e Ângelo Lopes sobre como decorreu a atividade do ponto de vista da Proteção Civil e ambos destacaram a “importância de se planear e precaver cenários reais, para além da população civil habituar-se a conviver com o risco em segurança” ressalvando, porém, o facto de ser necessário “corrigir-se alguns pequenos detalhes”. Raul Almeida acrescentou, ainda, que “as obras que se realizarão naquela escola prevêem medidas de auto-proteção para que a população escolar tenha ainda mais segurança”
Os Bombeiros Voluntários de Mira estiveram presentes com 5 veículos e 18 operacionais, a Proteção Civil Municipal, (Raul Almeida e Ângelo Lopes) e a GNR de Mira com o Comandante do Posto Territorial e um representante da Escola Segura.
Jornal Mira Online / BVM
Imagens: BVM, a quem o Jornal Mira Online agradece a disponibilidade