15.01.2025 –
Embora ainda não estejam abertas as candidaturas, as verbas não utilizadas em 2025 irão acumular com os valores previstos para 2025.
A informação foi adiantada pelo Jornal de Negócios. “A verba não executada em 2024 acresce ao apoio previsto para 2025, no caso dos avisos dos veículos de emissões nulas”, afirmou fonte do Ministério do Ambiente e Energia à aquele órgão de comunicação.
A SIC acrescenta que do Fundo Ambiental de 2024, que contou com 10 milhões de euros, apenas foram gastos cerca de 6,5 milhões de euros. “Ou seja, além dos 10 milhões de euros já previstos para este ano, o Fundo Ambiental contará ainda com cerca de 3,5 milhões de euros adicionais, que “restaram” do concurso anterior. No total, estarão previstos 13,5 milhões de euros para ajudar particulares e empresas a adquirirem um veículo elétrico” acrescentou
Atenção à mudança da regra!
Com as novas diretrizes emanadas do Governo, o apoio (que é de 4.000 euros) só é dado a quem comprar um carro 100% elétrico até 38.500 euros e desde que seja entregue para abate um veículo a combustíveis fósseis com mais de 10 anos.
Uma tendência cada vez mais presente na Europa
Dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP) , em setembro de 2024, foram alcançados números históricos em Portugal. Naquele mês foram vendidos 4050 carros 100% elétricos, 3390 com motor a gasolina e os carros a diesel foram pouco mais de mil. Entretanto, estes números são, ainda, bastante reduzidos comparativamente a alguns países do centro e norte do continente.
“Em seis países a motorização elétrica já é a preferida dos consumidores. No Luxemburgo perto de dois terços dispensam motores a combustão. Percentagem que sobe na Bélgica, nos Países Baixos, na Suécia e na Dinamarca. Neste último, mais de metade dos novos carros dispensa o uso de combustíveis fósseis”, indica o Jornal de Negócios.
Noruega: um outro mundo…
A Noruega pode vir a tornar-se o primeiro país do mundo a deixar de vender veículos a combustão. A frota de elétricos no país já ultrapassa os modelos a gasolina, que se vendem cada vez menos. Em 2024, nove em cada 10 carros vendidos no país foram elétricos.
Ano após ano, a venda de veículos totalmente elétricos no país tem disparado. Em 2024, correspondia já a 89% das vendas.
Apesar de ser um dos principais produtores de petróleo, a Noruega penaliza automóveis a combustão com impostos elevados, ao mesmo tempo que isenta ou dá generosas reduções fiscais aos elétricos. O objetivo é tornar estas viaturas mais atrativas, algo importante para um povo e país dispertos para as alterações climáticas.
Mas toda esta transição exige um esforço comum. Mais veículos elétricos nas estradas norueguesas significa que há setores que vão ter de se adaptar à nova realidade.
O compromisso de acabar com veículos poluentes no país começou há décadas e a Noruega está já muito perto de alcançar objetivo. Um passo a favor do ambiente e do futuro das gerações norueguesas.
Jornal Mira Online/ Jornal de Negócios/SIC
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