A Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) recebe, nos próximos dias 28 e 29 de abril, o 1º Congresso de Investigação das Escolas Médicas Portuguesas. A sessão solene, que se realiza no dia 28, pelas 11h00, no auditório da Subunidade 3, será presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa
Participam igualmente na sessão o Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, o Secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, e o Reitor da UC, João Gabriel Silva, bem como os diretores de todas as Escolas Médicas do país, entre outras personalidades, também ligadas a instituições que promovem e apoiam atividades de investigação na área da saúde.
Sob a égide do Conselho das Escolas Médicas, o congresso reúne professores, investigadores e alunos das várias Faculdades de Medicina do país. O objetivo é debater a importância da investigação no contexto da formação pré e pós graduada e no decurso da atividade clínica assistencial de um médico, incluindo problemas, desafios e oportunidades que se deparam aos alunos e profissionais de saúde que pretendem desenvolver uma carreira de investigação de excelência.
Para Duarte Nuno Vieira, Diretor da Faculdade de Medicina da UC, este congresso «permitirá o debate conjunto sobre uma área da maior relevância no âmbito dos diferentes domínios de intervenção das Faculdades de Medicina, a da investigação médica», salientando ainda que «a investigação constitui uma área essencial para a formação dos futuros profissionais de saúde e para a própria qualidade dos cuidados de saúde prestados».
Recordamos que Duarte Nuno Vieira foi mandatário em Coimbra da candidatura presidencial de Marcelo Rebelo de Sousa
Mais informações sobre o programa do 1º Congresso de Investigação das Escolas Médicas Portuguesas podem ser obtidas em http://www.uc.pt/fmuc/congressoinvestigacao.
Fonte: Notícias de Coimbra