5.11.2023 –
Decorreu no dia 4 de novembro, a Comissão Política Federativa da JS, na sede do PS em Coimbra, numa reunião que – entre outros assuntos – pretendia eleger a Comissão Organizadora do Congresso Federativo Distrital da JS. Depois das eleições das Concelhias, as atenções concentram-se agora no Congresso que elegerá a nova Federação Distrital da JS.
Neste sentido, o Presidente da Juventude Socialista de Mira, Manuel Conceição, apresentou a sua candidatura à Presidência da COCF que foi eleita por unanimidade pelos elementos da Comissão Política, o que prova, segundo comunicado da JS de Mira, “o capital político” e a “elevada confiança e respeito” que a JS de Mira conseguiu ganhar no panorama distrital. Referem, por último, que a este cargo “prestigia os Jovens Mirenses por conseguirem ter alguém próximo das decisões a nível distrital”.
Numa nota de imprensa enviada à nossa redação, Manuel Conceição explica que surgiram alguns contactos no sentido de avançar para a candidatura, apesar de afirmar que “não estava pensado nem era uma ambição, mas um pouco por todo o Distrito senti essa vontade, e decidi avançar”. O facto de ter sido eleito por unanimidade pelos seus pares, segundo o Presidente “foi uma enorme surpresa, até porque têm sido sempre eleições disputadas. Creio que isto é uma afirmação e uma vontade inequívoca da Comissão Política na minha pessoa, restando-me agora honrar o voto de confiança dado pelos meus colegas”.
Relativamente ao Congresso, Conceição diz que ficou já decidido que se realizará na Lousã e que a sua expetativa é a de que se “prove, mais uma vez, que os jovens têm de fazer parte das decisões a nível local e nacional. Não chega existirem Conselhos Municipais da Juventude, precisamos de muito mais voz dentro dos órgãos, e a JS de Mira, aliás, será a voz disso no Congresso”.
Em Coimbra, ao que foi possível apurar, Daniel Azenha comunicou nesta Comissão Política a sua disponibilidade e intenção na recandidatura aos órgãos federativos. O Ex-Presidente da Associação Académica de Coimbra poderá avançar para o seu segundo mandato à frente dos destinos da Federação, tendo – em 2021 – contado com o apoio do Presidente da JS de Mira na sua candidatura.