A presidente da Câmara Municipal de Cantanhede recebeu os alunos da Escola Secundária Lima-de-Faria que se mobilizaram para participar na denominada “Greve Climática Estudantil”, iniciativa inserida na ação mundial “Fridays For Future” que decorreu na passada sexta-feira, 24 de maio, um pouco por todo o país. Helena Teodósio encontrou-se no salão nobre dos Paços do Concelho com os jovens ativistas, a pedido destes, e conversou durante cerca de duas horas sobre as suas reivindicações e o alcance do movimento internacional juvenil que visa exigir às entidades governamentais e demais poderes públicos para que façam da resolução da crise climática a sua prioridade.
A autarca saudou “o espírito de iniciativa dos jovens de Cantanhede envolvidos na campanha por uma causa que diz respeito a todos e que me diz muito, enquanto presidente de uma entidade que tem especiais responsabilidades nesta matéria. Por isso, tenho todo o gosto em receber-vos para falar de questões que neste momento estão no centro preocupações dos governantes, seja da administração local, seja da administração central, questões que têm a ver com a qualidade da herança que iremos deixar às futuras gerações”, afirmou. Segundo a líder do executivo camarário, “é por essa razão que faz sentido este movimento dos jovens a reclamarem políticas ativas contra as alterações climáticas, até porque, na verdade, quem exerce funções públicas em entidades com capacidade de decisão não pode deixar de pensar a prazo na sustentabilidade ambiental dos projetos”.
Uma das jovens que falou em nome dos manifestantes lembrou que “o movimento surgiu à cerca de um ano, por iniciativa de Greta Thunberg, uma adolescente sueca de 15 anos que fez greve às aulas para protestar, todas as sextas-feiras, frente ao parlamento, em defesa do clima e pressionar os políticos do seu país a tomarem medidas urgentes contra as alterações climáticas. Sabemos que em Cantanhede já fazem coisas bastante boas, como por exemplo a ciclovia, que aliás sentimos bastante orgulho em que seja construída”, afirmou a jovem, adiantando que o objetivo do pedido de reunião à presidente da autarquia “tem por objetivo chamar a atenção das pessoas para o problema das alterações climáticas e também transmitir à Câmara Municipal a necessidades de medidas que levem as pessoas a agir em defesa do ambiente”.
Helena Teodósio aludiu à presença do vereador Adérito Machado, responsável pela Floresta, Reflorestação e Proteção Civil, para referir que estas e outras áreas relacionadas com aquilo que preocupa atualmente os jovens estão a ser devidamente enquadradas de acordo com os princípios da sustentabilidade ambiental”. A autarca enfatizou ainda “o excelente trabalho que a INOVA-Empresa Municipal está a desenvolver no setor do ambiente, um trabalho aliás reconhecido com o Prémio Excelência dos Serviços Prestados ao Consumidor na Gestão de Resíduos Urbanos, Prémio Excelência em Saneamento de Águas Residuais Urbanas e o ‘Sê-lo Verde’ atribuído à Expofacic. Cantanhede é o município mais amigo do ambiente em Portugal”, concluiu.