Presidente aplaudiu as “Mãos que cantam” e anunciou discursos em língua gestual

O Presidente da República recebeu hoje em Belém a Federação Portuguesa das Associações de Surdos, aplaudiu o grupo “Mãos que cantam” e anunciou a disponibilização de vídeos dos seus discursos com tradução para língua gestual portuguesa.

moveis-pascoa-2016

Marcelo Rebelo de Sousa assinalou assim o dia nacional da língua gestual portuguesa, numa cerimónia na Sala das Bicas do Palácio de Belém que contou com a presença do ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e da secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência.

Perante uma assistência composta por dezenas de jovens surdos, o chefe de Estado referiu que a língua gestual portuguesa é “o terceiro idioma do país, juntamente com a língua portuguesa e o mirandês” e afirmou: “Nós somos todos diferentes, e essa é a nossa força”.

“A estrutura do portal da Presidência da República já permitia aos utilizadores invisuais tirar o máximo o partido das tecnologias de leitura de ecrã. Hoje é dado mais um passo, com a disponibilização de vídeos com tradução para língua gestual portuguesa e também com legendagem”, anunciou, em seguida.

Lusa