Bruno Vieira do Amaral vence o Prémio Literário Fernando Namora. O romance de estreia do autor, “As primeiras coisas”, editado pela Quetzal foi o escolhido este domingo pelo júri do Prémio atribuído pela Estoril Sol.
O escritor Bruno Vieira do Amaral estava entre os seis finalistas do galardão. Vai receber um prémio no valor de 15 mil euros.
Afonso Cruz com “Para onde vão os guarda-chuvas”, Ana Margarida Carvalho com “que importa a fúria do mar”; Ana Cristina Silva com “A segunda morte de Anna Karénina”; Luis Cardoso com “O ano em que Pigafetta completou a circum-navegação” e o poeta Nuno Júdice com o romance “A Implosão” eram os restantes finalistas.
Bruno Vieira do Amaral venceu recentemente o Prémio Pen Clube com “As primeiras coisas” ex-aequo com Ana Luisa Amaral. Com esta obra de estreia na ficção, Bruno Vieira do Amaral já tinha vencido o prémio livro do ano da revista Time Out.
Para Janeiro, o autor irá lançar um livro de não ficção sobre as igrejas evangélicas em Portugal. A obra sairá na Fundação Francisco Manuel dos Santos.
O júri do prémio Fernando Namora é constituído por Guilherme d’Oliveira Martins, presidente do Centro Nacional de Cultura; José
Manuel Mendes, da Associação Portuguesa de Escritores; Manuel Frias Martins, da Associação dos Críticos Literários; Maria Carlos Loureiro, da Direcção-Geral do Livro, e Maria Alzira Seixo, Liberto Cruz e João Lobo Antunes como convidados e os elementos da Estoril Sol, Lima de Carvalho e Dinis de Abreu.